RedeGN - Imprimir Matéria

Comercialização de áreas para moradores do Salitre é pauta de reunião em Juazeiro

25 de Sep / 2010 às 07h00 | Política

Foi realizada nesta sexta-feira (24), na Codevasf, reunião para tratar de questões referentes aos problemas enfrentados por moradores do Vale do Salitre, em específico a comercialização de áreas na região para os moradores locais. Para discutir e analisar a situação, estiveram presentes no encontro, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira; a superintendente regional da Codevasf, Ana Angélica; o procurador jurídico do município, Carlos Luciano; o secretário de Relações Institucionais, Fernando Dantas; o Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro; Crisóstomo Lima e representantes da UAVS – União das Associações do Vale do Salitre.    
 
Segundo a superintendente da Codevasf Ana Angélica, algumas questões já estão encaminhadas. “A exemplo da comercialização das terras, no qual os moradores poderão efetivar essa compra através de um convênio feito entre a Prefeitura de Juazeiro e a Codevasf, serão 2 mil hectares de área para implantação de um projeto comercializado pelos próprios salitreiros”, destacou Angélica. Outro ponto importante questionado durante a reunião foi o funcionamento da segunda adutora do Salitre. “Já existe uma adutora atendendo ao Baixo Salitre e está sendo concluída a obra da segunda adutora. O que todos querem saber é quando a adutora será ligada e o que precisa fazer para que os produtores comecem a produzir nas áreas do médio Salitre, atendendo a área das nove barragens. Estamos unidos na busca de uma solução para esse problema”, observou Ana Angélica.
 
O secretário de Agricultura, Agnaldo Meira falou a respeito do programa Água para Todos que atende 41 comunidades no Vale do Salitre. “A empresa para execução da obra já foi licitada, está em processo de homologação e contratação. Estima-se que entre 30 a 60 dias a empresa já esteja na execução das obras das adutoras destinada ao consumo humano”, explicou 
 
Para Pedro Pereira de Almeida, vice- presidente da UAVS, a reunião foi de grande importância para os moradores. “A nossa maior expectativa é que sejamos beneficiados com os lotes na região do Salitre. A Codevasf e a Prefeitura estão dando um grande apoio nessa questão. Estamos muito otimistas”, frisou. Ao final da reunião foi apresentada uma série de encaminhamentos que serão tratados nos setores e órgãos específicos e outras questões que serão tratadas a nível nacional.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.