RedeGN - Imprimir Matéria

Documentário de Juazeiro é selecionado para Mostra de Cinema Universitário Nacional

23 de Sep / 2010 às 16h40 | Política

As antigas escolas de samba, as madames fantasiadas e escondidas, o trio elétrico feito de carro de lixo e os grandes bailes carnavalescos de Juazeiro (BA). Este é o universo que emergiu da memória dos antigos carnavais e que estão presentes no documentário “Adeus Adeus, Carnaval” (2010), selecionado para compor a Mostra Informativa Nacional 2010 do Festival de Cinema Universitário da Bahia, onde foram selecionados os 50 melhores trabalhos.

Doc traz imagens das antigas alegorias do Carnaval em Juazeiro - Foto Acervo Mª Franca Pires UNEB

O documentário, dirigido pelo jornalista Wllyssys Wolfgang e produzido pelos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), é construído através de relatos e imagens que cadenciam lembranças que estavam fadadas ao desaparecimento, no entanto, são resgatadas e expostas ao público. “É um verdadeiro exemplo de como trabalhar a memória local e a história oral em suporte audiovisual” afirma Wllyssys.

 

Adeus Adeus Carnaval mostra as alegorias puxadas a burro nos antigos carnavais de Juazeiro BA - Foto Acervo Mª Franca Pires UNEB

Além de “Adeus Adeus, Carnaval”, Wllyssys Wolfgang também dirigiu os documentários “Minha vida: Sertão” (2008), premiado com o 2º lugar no Festvídeo/UNIVASF 2008 e “Navegantes do Velho Chico” (2010), além do anime de cordel “A Saga de um Corno” (2009), que representa a beleza e estética do cordel através bonecos de massa / stop motion.

Vale Comentar

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.