RedeGN - Imprimir Matéria

Bahia ganha centro especializado em tratamento de câncer em Juazeiro

23 de Sep / 2010 às 13h10 | Política

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (23), o Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro-Gestão IMIP. A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, do presidente do IMIP, Antônio Carlos Figueira e outras autoridades.

O centro funcionará num prédio anexo ao HRJ e oferecerá serviço de quimioterapia a pacientes acompanhados pela equipe do Hospital e que antes precisavam ser encaminhados a Salvador para esse tipo de tratamento. Serão feitos 400 atendimentos por mês e já a partir desta sexta-feira(24), 35 pacientes devem começar as sessões. Dezesseis profissionais entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo atuarão na unidade. “Esse era um dos serviços mais esperados na região”, destacou a superintendente do HRJ, Graça Carvalho. Para ela, o sofrimento de quem precisa fazer tratamento contra o câncer e para isso tinha que se deslocar até capitais como Salvador, acabou. “Esse é um tratamento tão difícil de ser enfrentado e o fato de se poder fazê-lo em sua cidade, perto de sua família será muito importante para os pacientes”, afirmou.

O presidente do IMIP- Instituto de Medicina Integrada profº Fernando Figueira, Antônio Carlos Figueira afirmou durante a cerimônia, que a inauguração do centro de oncologia é mais um passo dado na consolidação da região do Sertão do São Francisco como referência médica no Nordeste. “O Hospital Regional, por exemplo, em um ano já é referência em clinica médica e cirurgia e como instituição, estamos fazendo todos os esforços para colaborar com essa rede interestadual de saúde”.

O Centro de Oncologia irá beneficiar a pacientes dos 55 municípios da região e faz parte do projeto pioneiro que visa oferecer serviço médico a municípios da Bahia e de Pernambuco, numa Rede Interestadual de Saúde. A esse respeito, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho acrescentou que a população da região será a grande beneficiada. “Estamos felizes e agradecidos por em apenas um ano após a inauguração do HRJ, podermos ver mais essa conquista”. A Rede Interestadual de saúde também foi defendida pelo secretário Jorge Solla, que declarou ser esse um projeto inovador, pois garante assistência à saúde da população e também favorece a formação do profissional de saúde. “É uma satisfação podermos ver tantos resultados positivos”. Declarou Solla que aproveitou a cerimônia para anunciar que já está em andamento um projeto para a construção de outro prédio nas dependências do HRJ, onde deverá funcionar em breve o serviço de radiologia.

Ascom HRJ foto: Ângelo Silva

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.