CRÔNICA: AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!

08 de Mar / 2017 às 06h26 | Espaço do Leitor

Mulher, esposa, amante, dama ou mulher-dama, mãe, guerreira, lutadora, vencedora, valente, incansável, paciente ou impaciente, brava ou mansa, gari, doméstica, educadora, operária, executiva, empresária, policial militar, servidora pública, professora, atriz, arquiteta, engenheira, advogada, apresentadora, juíza, promotora, médica, parlamentar, Prefeita, Governadora ou Presidente!

Você, mulher, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes desafios com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, com o seu ar dengoso e às vezes altivo!

O leitor de boa memória vai logo dizer: “mas o título e o texto inicial integraram as suas crônicas dos anos de 2012 (VOCÊ, MULHER), e 2013 (AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!)”. Tanto é a pura verdade, leitor, que insisto em continuar homenageando essa guerreira sem promover mudanças substanciais no texto. Estou convencido de que o grande erro do homem é não repetir as suas declarações de carinho e amor para encantar a mulher, optando por procurar novas formas de expressão – agora, então, com o Zap Zap! Falta-lhe a coragem de vestir o manto da humildade e usar a coroa da grandeza para reiterar as palavras que um dia marcaram o esplendor da conquista, para reverenciar a rainha que povoa os seus sonhos ou mesmo para enaltecer o grande ser que é a mulher. Basta um olhar em volta para identificar tantas guerreiras que dormem tarde e acordam cedo; que coordenam a vida escolar dos filhos, fazem o transporte de ida e volta, e participam dos deveres de casa; que é a eficiente gestora doméstica em todos os seus mínimos detalhes; que administram os suprimentos para o alimento doméstico, além de travarem uma batalha heroica para vencerem na vida profissional, com todos os preconceitos vigentes!  Pensam que a jornada terminou? Não...! A noite chega e essa rainha do lar ainda tem energia para reservar sorriso e amor para os seus maridos! No dia seguinte, começa tudo de novo! Ufa... que canseira!

Assim, temos de fazer reverência a essa extraordinária figura que Deus colocou ao nosso lado, que sabe como ninguém preencher com amor e dengo o nosso ser vazio. Que sabe projetar, como nenhum arquiteto é capaz de fazê-lo, o edifício da família; que gera filhos e os amamenta; que cria gerações e mais gerações! Você, mulher, é a poesia de nossas vidas!

Neste DIA INTERNACIONAL DA MULHER, glorificar o seu valor ainda é pouco. Que os homens reconheçam “que ao lado de um grande homem, tem sempre uma grande mulher”, as verdadeiras heroínas do cotidiano! Mesmo que mesclando pensamentos de ontem e de hoje, essa homenagem é portadora de respeito e veneração, e por isso aceitem as minhas homenagens: AOS SEUS ENCANTOS, MULHER!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.