RedeGN - Imprimir Matéria

INTERNOS DO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO PARTICIPAM DA PROVA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA/2010

14 de Sep / 2010 às 13h40 | Política

No último sábado (11/09) foi realizada a última fase da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, que todos os anos conta com a participação de milhões de alunos inscritos em todas as edições. Os campeões são premiados com medalhas, computadores, além de viagens pelo Brasil para a realização das provas e também para passeio.

Para muitos o momento era de testar os conhecimentos e sonhar com prêmio. Para cinco internos do Conjunto Penal de Juazeiro, matriculados no colégio Polivalente Américo Tanuri, que funciona no CPJ com duas turmas de ensino médio, o momento não era de testar ou sonhar com prêmios, mas superar limitações e dar mostras de que o não aproveitamento das oportunidades educacionais ao longo da vida, podem ser revertidas no cárcere.

A prova também serviu como experiência para as provas do CPA (Comissão Permanente de Avaliação, antigo supletivo) e do ENEM, que para os alunos-internos do sistema prisional as provas devem acontecer em dezembro do ano em curso. 

Para os internos matriculados nas diversas modalidades de ensino que funcionam dentro do Conjunto Penal de Juazeiro, as oportunidades educacionais e laborativas oferecidas são alternativas para trilhar um caminho longe do crime. Quase todos os internos que estão matriculados no ensino médio, terminaram o ensino fundamental no CPJ e agora com a implantação do ensino médio tiveram a oportunidade de continuar os estudos e participar da Olimpíada no nível do ensino médio. Acreditando sempre que reviver é possível.

Com informações do pedagogo Ênio Silva

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.