Bacia do Rio São Francisco começa a receber volume das chuvas da região Sudeste e Centro-Oeste da Bahia

18 de Nov / 2016 às 08h00 | Variadas

A informação foi dada pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na quarta-feira (16) através da observação dos mapas que mostram a distribuição de chuvas no Brasil produzidos pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.  De acordo com o Laboratório, na região Sudeste e região Centro-Oeste da Bahia ocorreram índices razoáveis de chuvas  e boa parte dessas chuvas caíram consequentemente na bacia do Rio São Francisco.

Diante disso, parte das águas dessas chuvas já está se deslocando dos riachos para os rios que compõem bacia e destes para o Rio São Francisco. Em breve o volume de água estará chegando a barragem de Sobradinho.

Segundo nota do Laboratório, as chuvas estão acontecendo como é esperado para esta época do ano.  “As chuvas na bacia do Rio São Francisco estão ocorrendo conforme o calendário normal de sua ocorrência. Em resumo, a tendência é que as chuvas irão continuar ocorrendo dentro da normalidade e o período chuvoso na bacia do Rio São Francisco que normalmente se estende até março/abril contribua para aumentar o volume de água armazenado na barragem sobradinho”.

Previsão do Tempo

De acordo com as previsões do Laboratório de Meteorologia da UNIVASF até o próximo domingo (20) as possibilidades de ocorrências de chuvas na região de Juazeiro, Petrolina e vizinhanças são pequenas e o céu deverá variar de nublado a parcialmente nublado. Entretanto, entre os dias 18 e 20, as possibilidades de chuva aumentam.

Lago de Sobradinho

Semanalmente o Blog Geraldo José acompanha o volume de água na Barragem de Sobradinho. De acordo com a última atualização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) o nível do Lago de Sobradinho hoje é de 6,0%.

Na próxima segunda-feira (21), a vazão do Rio São Francisco passará a ser de 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste.

Diante desse cenário, a melhor solução é utilizar a água com sabedoria, fazendo economia desse líquido tão precioso.

Da redação Alinne Torres com informações do LabMet/ Foto Geraldo José

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.