Esporte no Vale: Escolinha de Natação, em Juazeiro, prova que o esporte tem conquistado os juazeirenses

18 de Jul / 2016 às 15h45 | Esporte

De 5 a 21 de agosto o Brasil viverá momentos excitantes no esporte. O país será tomado pelos Jogos Olímpicos e diversas modalidades esportivas poderão ser apreciadas pelo público, como a natação, a atividade esportiva da série de reportagens Esporte no Vale do Blog Geraldo José que estreia hoje.

A natação estreou nos Jogos em Atenas em 1896. Neste ano no Rio de Janeiro serão realizadas 16 provas masculinas e 16 provas femininas com disputas individuais nos estilos livre, peito, borboleta, costas e revezamento.

Três atletas irão representar a Bahia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo eles: Allan do Carmo, Ana Marcela e a paraolímpica Verônica Almeida.

Aqui no Vale do São Francisco, em especial na cidade de Juazeiro, a natação é um dos esportes que vem alcançando destaque nos últimos anos e grandes nomes tem contribuído para esse sucesso, como o atleta e professor de natação Lourival Quirino.

Lourival nasceu em Juazeiro e durante a sua infância residiu no popular bairro dos Pescadores, o bairro Angari. Desde os 6 anos de idade que a natação faz parte da sua vida. São 32 anos dedicados ao esporte e também a ensinar crianças, jovens e adultos os prazeres da natação.

“Tudo que eu tenho eu devo ao bairro Angari. Por ser próximo ao Rio São Francisco, os pais logo ensinavam seus filhos a nadar. Foi nesse bairro que aprendi a nadar. Eu tenho muitas amizades conquistadas através da natação. São 32 anos nadando, competindo, sempre procurando ensinar como ter uma boa forma física”, disse Lourival.

Hoje 130 alunos praticam a natação na Escolinha de Natação do professor Lourival que funciona em Juazeiro. Muitos desses alunos já ganharam repercussão nacional como a nadadora Suelly Aline.

“É muito prazeroso ensinar o que a gente sabe. Tenho 25 alunos que participam de eventos não só aqui no município, como em Salvador. Tenho atletas que participam do Circuito Brasileiro de Natação. A nadadora Suelly Aline treinava comigo e eu senti a necessidade de enviá-la para Salvador. Hoje ela integra a Seleção Baiana de Natação e tem conquistado várias medalhas de ouro para Juazeiro”, frisou Lourival.

A nadadora Raffaela Augusta Fonseca, 13 anos, é outro exemplo de que a natação tem dado certo em Juazeiro. Raffaela é uma das crianças da Escolinha de Natação comandada pelo professor Lourival que representa a cidade no Campeonato Baiano de Natação. “Eu amo a natação. Ela faz parte da minha vida. Competir para mim é algo muito bom”, confessou a pequena nadadora ao Blog.

Mas a natação em Juazeiro também enfrenta empecilhos para a sua realização. A falta de patrocínio e de um calendário fixo de atividades tem impedido muitos atletas de apresentarem seus potenciais. “A falta de patrocínio e de um calendário nos impede de fluir as atividades na natação. Nós tivemos uma conversa com o governo municipal e eles estão planejando um calendário que atenda não só a natação, mas outras modalidades esportivas”, pontuou o professor.

Indagado sobre os principais quesitos que um atleta deve ter para se tornar um bom nadador, Lourival Quirino destacou a importância das horas de treino e, principalmente, o amor pelo esporte. “Treinar diariamente e gostar do que faz são os pré-requisitos para ser um bom nadador. Sem isso não conseguimos alcançar bons resultados”.

Aos baianos que irão competir nas Olimpíadas, Lourival deixou um recado bastante encorajador. “Que eles foquem no que estão fazendo que com certeza vão sair vitoriosos. Eu queria estar no lugar deles participando das Olimpíadas. Que eles representem bem a Bahia e nós vamos estar aqui torcendo”, disse o professor.

Da redação texto e foto Alinne Torres

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.