Requerimento do vereador José Carlos Medeiros, que convocava secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, é rejeitado pelos edis da base governista e provoca polêmica

25 de Feb / 2016 às 06h00 | Política

O programa Geraldo José - TransRio FM 99,9 - desta quarta-feira (24) contou com a presença dos vereadores de Juazeiro José Carlos Medeiros, Valdeci Alves (Neguinha da Santa Casa) e Francinaldo Leopoldo (Navinho). Os edis constituem a bancada de oposição ao prefeito Isaac Carvalho na Câmara de Vereadores e na oportunidade criticaram a atitude da base governista em rejeitar o requerimento enviado pelo vereador José Carlos Medeiros, que pedia a presença do secretário de Serviços Públicos do município, Fernando Dantas, para explicar o acúmulo de lixo por toda a cidade e outros serviços prestados pela pasta.

“Nós vínhamos cobrando insistentemente da mesa Diretora a convocação do secretário Fernando Dantas e, infelizmente, para supressa nossa e da população juazeirense os vereadores ligados ao prefeito Isaac Carvalho rejeitaram o nosso requerimento e também rejeitaram o requerimento acerca da solicitação dos recibos de pagamento da ART e a Vale Norte. Quem não tem a esconder não tem medo. Qual era o problema do secretário ir a Câmara se explicar?”, disse o vereador José Carlos Medeiros.

O edil também teceu duras críticas a utilização de um caminhão de limpeza adquirido nos últimos dias pela Prefeitura Municipal. “Nesse momento de crise agora me apareceu outro caminhão ao custo de R$900 mil o contrato e R$100 mil mês, o que daria para contratar 80 novos trabalhadores braçais. Esse caminhão não vai resolver o problema de limpeza dessa cidade. Aquele caminhão é para cidades predominantemente assaltadas, nós temos uma Juazeiro predominantemente com buracos, sem calçamento. A gente tem que focar que o serviço seja regularizado, que o serviço seja prestado com eficiência, pois a população paga seus impostos. Temos que garantir que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos e temos que focar na economia”, afirmou Medeiros.

A vereadora Neguinha da Santa Casa pontuou que o distrato do contrato entre a prefeitura Municipal e com a empresa ART Construtora, responsável pela limpeza da cidade, não resolverá o problema de acúmulo de lixo nos bairros.

“Não resolve de maneira alguma. Porque se fosse para resolver já tinha feito o distrato. O lixo continua por Juazeiro. Já me ligaram de diversos bairros para eu ir tirar fotos das comunidades. Me chamaram para eu ir no Itaberaba I e II porque lá não passa nenhum carro de lixo. As pessoas querem defender o indefensável. Juazeiro só tem lixo. O que nós temos em Juazeiro é lixo. Não adianta fazer um trabalho com os agentes de saúde para combater o mosquito da dengue, a febre Chikungunya, o vírus Zika se o lixo está nas ruas. As agentes de saúde do Jardim Primavera me convidaram na segunda-feira e o bairro está infestado de lixo. Mas não adianta. Esse distrato não resolve de jeito nenhum. Peço as pessoas que tenham mais responsabilidade com a população de Juazeiro. Se vier uma epidemia de dengue na cidade, Juazeiro não vai ter como suportar”, declarou.

O vereador Navinho criticou a postura dos vereadores da base governista em negarem o requerimento do vereador Medeiros. “Alguns vereadores não estão fiscalizando o Executivo. Alguns estão sendo subservientes ao Executivo. Mas a oposição trabalha por Juazeiro. Os vereadores governistas derrubaram o requerimento do vereador José Carlos Medeiros. Para esses vereadores do lado do prefeito a cidade está maravilha, está tudo ok. Me vergonha alguns vereadores votarem contra a vinda do secretário a Casa do Povo”, disse.

SINDLIMP

No mesmo programa os dirigentes sindicais do Sindlimp Elielson Figueiredo e Jamay Damasceno explicaram que o problema da coleta de lixo está se encaminhando para uma solução graças a pressão do sindicato e a conscientização por parte dos trabalhadores. "Desde que a ART começou a atrasar salário, a não fornecer tícket alimentação e vale transporte o sindicato levou a situação para o âmbito da Justiça do Trabalho, mas as coisas aqui andam muito lentamente. Então, não houve alternativa se não pressionar pelo distrato e a convocação da nova empresa" explicou Elielson Figueiredo.

Jamay Damasceno acredita que até segunda-feira (29), a coleta de lixo estará regularizada na cidade, bem como a nova empresa poderá assumir o serviço de coleta em Juazeiro.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.