Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro recebem novo fardamento

17 de Feb / 2016 às 10h30 | Variadas

O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Saúde, Dalmir Pedra, entregaram na tarde desta terça-feira, 16, o novo fardamento completo para os 437 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nos bairros de Juazeiro. A solenidade simbólica de entrega aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal e contou com a presença de secretários do governo e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e de Endemias (Sintase).

Os kits incluem camisas, chapéu, sapato, calça e saia.  O novo fardamento possibilitará melhores condições de trabalho aos profissionais, caracterizando-os para que a população identifique mais facilmente e permita com segurança a entrada deles nas residências. Há 11 anos como Agente Comunitária de Saúde, Hozana Dantas, 42 anos, recebeu o novo fardamento com alegria. “Estar fardada nos traz respeito e segurança. Quando estamos com a farda à população nos reconhece. Eu tenho muito orgulho em ser ACS”, disse Hozana, que trabalha na unidade do Caíque.

Taíso Sena, de 37 anos, trabalha como ACS há 8 anos no bairro Dom José Rodrigues e também destacou a  importância de receber o novo fardamento. “É um momento importante para a categoria. Agradeço a gestão e ao SINTASE por contribuir com o nosso trabalho”, disse. Para o Secretário Dalmir Pedra a renovação do fardamento é uma forma de identificação do profissional. “Com o fardamento, o ACS é reconhecido dentro da comunidade e na casa das famílias que eles atuam. O Governo tem se preocupado em valorizar esse profissional”.  “Sem dúvida, essa é uma grande conquista para a categoria. Só temos a agradecer a gestão municipal”, disse Jorge Brandão, Presidente do SINTASE

O prefeito Isaac Carvalho ressaltou que era uma entrega simbólica, mas deu destaque a importância do material entregue aos agentes comunitários. “É uma forma de melhorar as condições de trabalho aos profissionais e deixá-los bem caracterizados para que a população identifique mais facilmente e permita com segurança, a entrada deles nas residências. O ACG é imprescindível, pois esse profissional é a base da rede básica, então nós temos que lhe oferecer as condições mínimas de trabalho”, observou Carvalho.

Daniela Duarte/SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.