RedeGN - Imprimir Matéria

Campanha contra a hepatite C é realizada em Petrolina

07 de Aug / 2010 às 12h00 | Política

Centenas de pessoas participaram ontem (6) em Petrolina, da Campanha de Prevenção contra a Hepatite C. Durante todo o dia a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na Praça do Bambuzinho, realizando testes rápido e gratuito para detectar a doença. Atividades educativas, com distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre formas de contágio e prevenção também foram realizadas. A ação contou ainda com a parceria do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e do Laboratório Roche.

Com o tema “Cuide-C, a hepatite C pode pegar você”, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem realizaram atendimentos com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce e de mostrar formas de prevenção. Segundo a coordenadora do programa DST/AIDS, Elisângela Araújo, os sintomas da doença são leves e às vezes chegam até a ser ausentes. “É comum uma pessoa ter hepatite C, mas não sabe, porque não apresenta nenhuma queixa, por isso essa campanha é importante. Quanto mais cedo o problema for diagnosticado maior será a chance de controle e tratamento, evitando complicações futuras, que podem ser desenvolvidas devido à doença.”

Os resultados dos exames que estavam sendo realizados ficavam prontos em 20 minutos, assim as pessoas já saiam do local sabendo se tinham ou não a doença. Nos casos reagentes, o exame será repetido para que o diagnóstico seja confirmado. “Serão feitos outros exames para confirmar o resultado. Esses testes podem ser realizados no Coas ou no Hospital de Urgência e Traumas. Novamente diagnosticado encaminhamos para um tratamento médico”, esclareceu Elisângela.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.