OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DA OPOSIÇÃO A ISAAC CARVALHO, EM JUAZEIRO-BA.

19 de Jan / 2016 às 23h00 | Espaço do Leitor

Leitor, sem atalhos e frescuras, reflita e defina-se: Os políticos da oposição em Juazeiro merecem ser levados a sério? Em conta? E a que preço? Sem atalhos e sem frescuras, leitor: Eles fazem-se ser oposição de verdade ou, oportuneiros de uma figa, se alvoroçam apenas para tentarem algo por vaidade, rancor, dor de cotovelo ou inveja? Fala, leitor, que eu te escuto...

Amigo leitor de há muito ou de agorinha, o que me faz crer é que todos os pretensos candidatos da oposição à sucessão do chefe Isaac Carvalho, têm em comum uma só coisa: Desbancar e desmontar não só o governo Isaaquista, mas, toda a estrutura política que Isaac conseguiu montar derrotando-os vergonhosamente em todas as recentes eleições. Repito: VERGONHOSAMENTE, FRAGAROSAMENTE E ACACHAPADAMENTE. Menti, leitor? Menti, oposicionistas? Então, tá, brigadinho.

O que acontece e volta a acontecer nesse ano de eleição é que a oposição não se define e nem tem definições claras, planejamentos, programas para a cidade. Só sobra e muito é a vaidade e a ganância própria de, aniquilando o grupo do prefeito, tornar-se dona do mundo juazeirense. Questão egoísta do alter ego, poder e, quilaro, os proprinhos bolsos bem largamente fundos... Sim, é o que parece. Sem essa de melhorar a cidade, desenvolvimento, mobilidade, educação, transparência, bem-estar do pobrezinho cidadão! Amou, adorou, amigo das letras?

Mas, leitor reflexivo, quem são eles?  Quem poderão serão os políticos da oposição que querem por que querem as chaves do paço municipal e querem por que querem sentarem na cadeira mais cobiçada da cidade?  Respire fundo, eis que vamo qui vamo a elezinhos, os tais:

JOSEPH BANDEIRA --- Professor universitário de mão cheia. Escritor, poeta, violonista, intelectual de relevância. Vice-prefeito e prefeito por oito anos. Deputado Federal, via suplência, por duas vezes. Perdedor de mais de uma dezena de eleições na cidade e no estado. Tem eleitores de folga para se eleger o mais votado vereador da história de Juazeiro. No entanto, pára por aí. Podia até ser um grande cabo eleitoral, mas, pelo histórico das recentes eleições, não consegue transferir a outro quase nenhum voto. O eleitor é dele e não para quem ele pede o voto. Isso está comprovadíssimo. A sua maior vergonha política se deu na última eleição em que não conseguiu eleger nem a própria esposa e nem o próprio filho a vereador. Ainda pesa essa coisa feia pra caramba de ficha suja na sua ficha. Joseph, o político, tem dias contados na política juazeirense. Será que ele não sabe? Como não sabe se é tão sabido?  Fala, leitor, fala que eu te escuto...

MÁRCIO JANDIR ---- Foi o segundo mais votado nas últimas eleições para prefeito. No apagar das luzes teve a proeza ou a desproeza de ajuntar (Gostei do ajuntar. Tomem, leitor?) um amontoado de oposicionistas de Isaac em torno de sua candidatura. Resultado, além de pífios votos, foi que arrumou depois da derrota um monte de desafetos fungando no seu cangote. Está isolado, confiando cegamente no partido do DEM e no cacique e mais novo amiguinho ideológico: ACM Neto. Deu um chá de sumiço após a última eleição e somente agora resolveu aparecer na mídia e posando de salvador da cidade. Será que ele confia que o povo confia nisso e nele? Fala, leitor, fala que eu te escuto...

WANK MEDRADO ---- Perdeu todas as eleições: Duas para deputado estadual e a do candidato que apoiou, Márcio Jandir, para prefeito. Terminou apoiando um candidato desconhecido de fora para Deputado Federal. Dizem que por... Sei não, mió calar. Agora, aninhado no ninho Geddel Vieira do PMDB, sonha ser prefeito. Tem um bom discurso e sorriso, mas, falta-lhe ao eleitor, o empenho da palavra. Promete muito e somente surge em épocas eleitorais. Será que será que pensa ter votos do povo? O que fez pelo povo e a cidade o credencia a ter a enxuvalhada de votos necessários?  Hein? Fala, leitor, que eu te escuto...

FLÁVIO LUIZ ---- Já foi candidato uma vez a prefeito e tomou uma lapada das boas. Depois disso, andou sassaricando por partidos e prefeituras até ser uma importante sombra por seis anos no governo Isaac Carvalho. Ao sacar que jamé seria o preferidinho do prefeito, desgostou-se. Pois, Sempre dormiu acalentando o sonho de ser prefeito. E a todo custo (Dizem que grana não é problema para ele). Esqueceu de avisar a população que ele gosta do cheiro do povo, abraça o povo, conversa com o povo e tataritatá. Por nunca ter feito nada disso, o seu sonho tardio está virando um pesadelo atual. Sendo assim, não seria masoquismo sonhar em ter votos do povo? Fala, leitor, fala que eu te escuto.

ROBERTO CARLOS ---- Vereador, Deputado Estadual pela terceira vez. É recordista em arranjar empregos públicos para os seus coligados e, principalmente, os familiares. E que empregos supimpa! A família o adora. No entanto, nuncas de quitibiribas que conseguiu uma expressiva votação na sua cidade. A sua bossalidade e arrogância deixa a desejar. E o seu desejo de um dia administrar juazeiro, está cada dia mais distante. Deverá apoiar o candidato alinhado a Joseph Bandeira.  Tem planos de ser mesmo é Deputado Federal. Vai entrar na briga com Isaac carvalho em 2018. Sabe por que nunquinha que teve expressiva e maciça votação dos juazeirense?  Fala, leitor, que eu te escuto...

PAULO DO PSOL --- Professor e cientista político. A sua candidatura na última eleição foi decepcionante tanto em enfrentamentos como em resultados nas urnas. Míseras   migalhas de votos. Viu-se que iniciou a campanha em elevado nível de clareza esquerdista. Nos primeiros debates empolgou muito. Adispois, penou até que soltou com muito mau gosto a piada do “Prefeito Caracu”. Pegou mal e perdeu crédito eleitoral.  Se for esperto deve fazer oposição a todos os candidatos. Professor Paulo tem uma boa arma que é a sua grande verve vocabular e o conhecimento, advindo de sua formação universitária e das ministrações de aulas nos campos das ciências sociais e políticas. Por isso se for mais esperto ainda deve ganhar louros nos debates. Para isso ocorrer precisa de coragem. Será que dessa vez terá? Fala, leitor, que te escuto...

Bombombom, os outros pré-candidatos da oposição seriam: Telma Marineide da Saúde, Charles Leão, Leonardo Bandeira, Amadeus, Jane. Pelo menos são os dos palavratórios das ruas. Como em política tem a tal da caixinha de surpresa, é esperar se algum deles tem coelhos na cartola ou se apenas buscam notoriedade com olho na Câmara Municipal.

Leitor, legal que me acompanhou até aqui. Otonce, meu querido, deu para manjar e sacar o óbvio que ulula: A oposição é fraca que nem jaca podre. É inodora, incolor, insípida, chatinha de tão galocha e galochinha de tão chata. O que faz, pelo menos até o presente sem ausente momento, com que o prefeito Isaac carvalho não apenas caminhe, mas, corra frouxo e solto em rumo a fazer o seu sucessor.

O gestor atual de Juazeiro simplesmente conseguiu fazer o que ninguém fez antes. Em vez de ficar acuado, inventou de trabalhar muito.  Assim acuou a oposição, largando-a num beco sem saída chorando e gemendo qual viúva e gata no porão. O pior, ô meu pai, é que é uma oposição de véspera de eleições. Onde andava até agora o Sr. Joseph Bandeira? O Sr. Márcio Jandir? O Sr. Wank Medrado? O Sr. Flávio Luiz? Ora bolas, no meio e nos braços do povo é que não era. Nos bairros periféricos da cidade é que não era. Apoiando movimentos sociais e sindicais é que não era. Ah, já sei, leitor: Nas piscinas de seus casarões. Nos clubes e restaurantes chiques. Passeando na Capital. Curtindo no exterior. Se deliciando na Feijoada de Dadau. Acertei, leitor? Sô retado mermo!

Tá vendo o que vi, querido leitor? Tá vendo? 

“Ai, ai, ai, ai, Helena

     Dessa oposição

      Tenho pena.

     Pra te levar tenho medo, Helena

     Pra te deixar, tenho pena”.

Em tempo:  O próximo artigo será: “ OS PREFEITURÁVEIS E OS DESPREFEITURÁVEIS DO GRUPO DO PREFEITO ISAAC CARVALHOS, EM JUAZEIRO- BAHIA. “São eles: Deputado Zó, Diretor do SAAE Joaquim Neto, Secretário de Educação Clériston Andrade, Secretário de Saúde Dalmir Pedra, Secretário de Desenvolvimento e Turismo Carlos Neiva, Chefe de Gabinete Paulo Bonfim.

Serão analisados do mesmo jeitinho:  Sem pena e sem tirar nem pôr, porém, com o rigor necessário. Pode apostar, amável leitor!

Um feliz carnaval para todos!!!

OTONIEL GONDIM --- Professor, Escritor e Compositor.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.