Projeto Cisternas é concluído em Curaçá

14 de Jan / 2016 às 12h00 | Variadas

Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá estão comemorando uma melhor qualidade de vida graças às cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que entregou no município de Curaçá 327 tecnologias sociais de capitação e armazenamento de água de chuva.

Curaçá foi o primeiro município do Território do São Francisco que teve a sua meta concluída, as famílias receberam também mudas para incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem e ampliarem suas áreas cultivadas. O Projeto atendará ainda diversas famílias dos outros nove municípios que compõem o Território, universalizando a água para uma melhor convivência com o semiárido. Os municípios de Casa Nova, Remanso e Sobradinho também estão com o Projeto em andamento e algumas famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água.

O articulador político do Constesf, Victor Berti, representando o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, falou sobre o sentimento de satisfação em concluir o Projeto em Curaçá.  "Diante da crise hídrica que estamos enfrentando, é muito gratificante poder entregar a tantas famílias uma alternativa que as ajudem a viver com mais dignidade em suas comunidades. O Constesf batalhou muito para realizar esse projeto no nosso Território e hoje comemoramos o fato dele já ser realidade pois, com as últimas chuvas, muitas cisternas já estão abastecendo diversas famílias e suas produções", declarou.

O Projeto Cisternas do Constesf tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. O Constesf implantará em todo o Território do São Francisco 1556 cisternas de consumo humano, com capacidade para 16 mil litros; 1056 cisternas de produção agrícola com capacidade para 52 mil litros e 1048 barreiros trincheira para utilização agrícola e pecuária, com capacidade de armazenar 500 mil litros de água em regiões onde há dificuldade no acesso à água.

Ascom Constesf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.