RedeGN - Imprimir Matéria

Decretada situação de emergência em 51 municípios com áreas atingidas por incêndios florestais

03 de Oct / 2015 às 18h00 | Política

O governador Rui Costa assinou na quinta-feira (1º) decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.

Para o decreto foram levadas em conta situações como "fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais".

A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, "colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida", como assinala o decreto.

Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Asscom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.