RedeGN - Imprimir Matéria

Abertura do Outubro Rosa será marcada por carreata

29 de Sep / 2015 às 09h01 | Variadas

Em Petrolina, a Campanha Outubro Rosa 2015 será aberta oficialmente nesta quinta-feira (01), a partir das 17h, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família, do bairro Gercino Coelho. O evento vai contar com apresentação de Banda Marcial, show pirotécnico e uma grande carreata rosa que percorrerá as ruas da cidade.

A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explicou que o objetivo da Campanha é alertar as mulheres sobre a importância da realização da mamografia para prevenção do câncer de mama. “A mamografia é um exame importantíssimo que detecta qualquer alteração nas mamas, inclusive, o câncer. Essa gestão tem ampliado a oferta de mamografia para melhor atender nossas mulheres e, para garantir a prevenção, é preciso que elas não faltem as consultas.”, alerta a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o câncer de mama é a principal causa de mortes entre as mulheres, sendo o diagnóstico tardio um fator que reduz as chances de cura da doença. Atualmente, são marcadas 835 mamografias mensalmente, porém entre os meses de janeiro e julho foi registrada evasão de 35%.

Campanha

Durante todo o mês de outubro a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceira com outras Secretarias da gestão Julio Lossio, desenvolverá ações para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação da Campanha conta com a realização de exames, atividades educativas e busca ativa.

“Esse ano teremos algumas novidades como a Ronda Rosa com o Nasf nas repartições públicas, a busca ativa de mulheres em situação de rua com o Consultório na Rua, Plantão Diário na Secretaria de Saúde para agendamento de mamografia durante todo o mês, além dos mutirões nas Unidades de Saúde”, conta a presidente da Comissão Organizadora da Campanha, Gilma Soares.

Ascom/Petrolina

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.