RedeGN - Imprimir Matéria

Mutirão de pesagem do Bolsa Família é realizado no Residencial Praia do Rodeadouro

28 de Sep / 2015 às 22h00 | Informativos

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau), através da equipe do Núcleo de Assistência Nutricional, realizou no último sábado (26) o mutirão de pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família, referente à segunda vigência de 2015. Os profissionais acompanharam cerca de 773 beneficiários do programa.

O público formado por crianças de até sete anos, gestantes e mulheres de 14 a 45 anos foi atendido pela nutricionista da Secretaria, Lidiane Nascimento, e pela equipe da Unidade de Saúde do Parque Residencial, que efetuaram a aferição do peso e da altura das pessoas. De 2010 para 2015, a cobertura do programa no município subiu de 45% para 88,36%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 80%. Este último percentual é referente ao primeiro semestre de 2015.

Para a dona de casa Juliana Matos, 38 anos, a ação realizada no final de semana garante maior conforto aos usuários. "Muito bom porque não precisei faltar ao trabalho e nem as crianças à escola. Isso demonstra a atenção da Prefeitura. Além de mim, minhas netas e minha filha também foram acompanhadas", disse Juliana durante a verificação do peso e altura. A mãe do pequeno Gabriel Morais, de 9 anos, Suênia Nascimento, 39, também agradeceu a Prefeitura pela ação. "Facilita a nossa vida. Foi bom, pois avaliamos a nossa saúde e também garantimos o nosso beneficio", disse. 

A nutricionista Lidiane Nascimento destaca a importância social do Programa e o acompanhamento das famílias para que o benefício não seja cancelado. "Nosso objetivo é que todos os beneficiários sejam acompanhados e mantenham a adesão ao Programa. Vamos permanecer com o trabalho de acolhimento junto às famílias", explicou. Para o Ministério da Saúde é necessário que a Secretaria Municipal consiga acompanhar 80% dos beneficiários. São acompanhadas atualmente pela Saúde um total de 21,7 mil famílias.

Para que o usuário não perca o beneficio, a nutricionista orienta ainda que as famílias procurem os postos de saúde duas vezes ao ano, durante cada vigência, que acontece de seis em seis meses para a realização dos exames de rotina, como vacina, verificação de peso e altura, pré-natal, dentre outros. As gestantes e crianças com até oito anos de idade (através dos responsáveis) devem se dirigir às unidades mensalmente para realização destes exames.

Ascom/Juazeiro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.