RedeGN - Imprimir Matéria

Alunos do ProJovem Urbano de Juazeiro realizam I Feira Cultural

13 de Aug / 2015 às 17h00 | Variadas

A I Feira Cultural do Projovem Urbano foi realizada na noite desta terça-feira, 11, no auditório do Colégio Municipal Paulo VI. A feira foi a culminância da unidade formativa I, Juventude e Cultura, dos alunos das escolas Haydee Fonseca e Paulo VI e teve o objetivo de apresentar a diversidade cultural brasileira aprendida em sala de aula.

Desenvolvida pelos alunos, a Feira Cultural expôs trabalhos e pesquisas sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. A cultura de cada região estava exposta em barracas confeccionadas exclusivamente para a apresentação. O Professor Elias da Rocha Cruz, um dos Coordenadores da Feira, explica que a ideia era fazer os alunos interagirem com a comunidade e devolveram o que aprenderam. "Eles estudaram isso em sala de aula e agora passam o saber", afirma Elias.

O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de promover a reintegração de jovens e adultos ao processo social, educacional e seu desenvolvimento humano através da conclusão do Ensino Fundamental, da qualificação profissional básica, da participação cidadã e inclusão digital.

A aluna Adna Carvalho, da turma cinco, estava apresentando a cultura da região norte e sua família estava presente. "Isso tudo nos ajuda. Eu mesma passei a conhecer as danças do Norte, o tipo de comida que servem, acabei conhecendo a região. O Projovem é a oportunidade que eu estou tendo de estudar e concluir o meu ensino, e ainda acabo conhecendo lugares onde nunca andei", ressalta.

Para a Diretora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação e Esportes do município, Renata Gouveia, a feira foi fantástica. "Foi lindo ver a participação dos alunos e perceber o quanto eles se dedicam a essa nova oportunidade de estudar. Eles aprenderam tudo. E ainda fizeram o intercâmbio com as escolas. Levaram seus familiares e era notória a empolgação em apresentar os trabalhos para eles", disse.

Chico Rua, artista popular que já tocou com nomes da música nacional, como Chico César, participou da apresentação Peba no Coco, na Feira, junto com o Professor Denis Santana. Ele já trabalhou com o Projovem em Olinda, Pernambuco, e sabe das dificuldades que aquele determinado aluno encontrou para demorar a estudar. "O que vi ontem foi muito interessante, os alunos tinham mobilidade. Foi muito os ver como protagonistas da ação. Eles promoveram ainda a questão da diversidade, do respeito às diferenças", concluiu.

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.