RedeGN - Imprimir Matéria

Patrono da Marinha é nova atração turística de Juazeiro

21 de Jul / 2015 às 08h00 | Política

O busto do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, a partir de agora, é parte do cenário turístico de Juazeiro. Na tarde da última sexta (17) o prefeito Isaac Carvalho e o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Henrique Caroli, inauguraram a escultura do Patrono da Marinha. A obra de arte está disponível para visitação em frente ao Saldanha Marinha, o Vaporzinho, na Orla Nova.

À plateia de militares e civis, o vice-almirante Caroli destacou que a instalação do busto em Juazeiro (cidade onde a Marinha atua desde 1919) faz parte das comemorações dos 150 anos da Batalha do Riachuelo (guerra naval entre Brasil e Paraguai em 1865). O comandante Caroli ressaltou a carreira militar do gaúcho Joaquim Marques Lisboa, do alistamento voluntário como marinheiro até o posto de almirante (maior patente da Marinha).    

O secretário municipal Carlos Neiva, responsável pelo turismo, frisou que a imagem de Tamandaré em Juazeiro carrega um simbolismo importante. “Ela está às margens do Rio da Integração Nacional. O almirante Joaquim Marques Lisboa, além de Riachuelo, participou bravamente da independência do Brasil, na Bahia. É um herói nacional presente em nossa cidade”, frisou Neiva, cujo pai foi oficial da Marinha.

Capitania para Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho informou que vai a Brasília em busca de recursos orçamentários junto ao ministro da Defesa, Jacques Wagner, para a implantação da sede da Capitania dos Portos em Juazeiro (atualmente a repartição marítima local é classificada como Agência Fluvial, mas a elevação da mesma à Capitania de 3ª Classe já foi aprovada). “É importante que a Marinha cresça em Juazeiro, tenha mais recurso e contigente para proteger ainda mais o nosso rio”, defendeu o gestor juazeirense.

O deputado estadual Crisóstomo Lima (PC do B) e Aurílio dos Santos Souza, membro da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar), também defenderam a instalação da autoridade marítima em Juazeiro, cuja repartição fluvial hoje é subordinada à Capitania de Pirapora/MG. O parlamentar baiano relatou que a solicitação de apoio financeiro já foi oficializada ao governador Rui Costa. De acordo com Zó, os dados econômicos do município, por exemplo, justificam a vinda de uma capitania para Juazeiro.    

A cerimônia de inauguração do busco do Almirante Tamandaré no Vaporzinho em Juazeiro, prestigiada por autoridades militares, secretários de governo e a população, foi encerrada com a música "Parabéns pra você" executada pela Banda Filarmônica da Marinha, uma homenagem dos marinheiros pelo aniversário de 137 anos de Juazeiro, cuja data é comemorada oficialmente em 15 de julho. 

Por Claus Oliveira/PMJ

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.