RedeGN - Imprimir Matéria

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca

07 de Apr / 2015 às 16h30 | Variadas

Lagoa Grande ganhará, em 2016, uma nova Vititeca. A iniciativa é particular: partiu de José Figueiredo em parceria com o viticultor José Nunes (Zé Mago), numa área de 600 m² localizada na zona rural do município.

Segundo Figueiredo, as mudas – cultivadas pela Embrapa Semiárido – deverão receber a primeira poda entre setembro e outubro de 2015. A primeira colheita, por sua vez, deve ser feita em janeiro ou fevereiro de 2016. Ano que vem já será possível visitar, num único “terroir”, parreirais próximos de uvas Chardonnay, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Lorena, Petit Verdot, Syrah, Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon, Grenache e Merlot. “Em cada videira teremos uma foto do cacho e uma placa, elucidando a história de cada variedade e indicando os melhores vinhos que ela produz ao redor do mundo”, explicou o sommelier. Uma estrutura “rústica, porém confortável” deverá ser instalada no local para receber os turistas, onde será possível aprender mais sobre a vitivinicultura do Vale do São Francisco e refrescar-se com água, sucos e espumantes.

Existem algumas diferenças entre esta e a vititeca já instalada no centro do município: a primeira nunca brotou um cacho de uva, pois não eram espécies vitis vinifera e sim, porta-enxertos; sendo mais um espaço de ornamentação para a cidade. Figueiredo, por sua vez, quer não só mostrar as vinhas verdadeiras, mas produzir vinhos varietais e de corte a partir delas. 

Meu Terroir

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.