RedeGN - Imprimir Matéria

Produtor do Vale e a Moscamed têm o apoio do Governador de Pernambuco no combate às moscas-das-frutas

31 de Jul / 2014 às 14h00 | Variadas

Ontem (30), o produtor e representante do Instituto da Fruta do Vale do São Francisco (IFVSF), Ivan Pinto, e o Presidente da Moscamed, Jair Virginio foram recebidos em audiência com o Governador de Pernambuco, João Lira Neto, no Palácio dos Campos das Princesas, sede do Governo, em Recife/PE.  A pauta da reunião incluiu uma apresentação sobre a situação atual da infestação pela praga agrícola na fruticultura do Vale e a entrega do projeto "Sistema Integrado de Controle de Moscas-das-frutas”. Os representantes da fruticultura do Vale solicitaram apoio financeiro do governo pernambucano para aplicar as medidas necessárias na redução da população dos insetos que ameaçam a fruticultura do VSF, responsável hoje por 98% das exportações de uva e 92% das exportações de manga do país, além de manter mais de 200 mil empregos diretos na região do Vale.

A Ceratitis capitata é a mosca-da-fruta que mais provoca danos à fruticultura regional e que, em 2014, já tem registro de maior índice de infestação. Jair Virginio explicou ao governador João Lira Neto a urgência de intensificar a ação nas barreiras fitossanitárias e de controlar a praga, caso contrário o mercado interno será prejudicado e os produtores serão impedidos de exportar. “Não podemos permitir que a fruticultura do Vale tenha o mesmo destino que o tomate, interrompido pela traça-do-tomateiro e o algodão destruído pela praga do bicudo,  anos atrás em nossa região. A Ceratitis capitata já está dificultando a comercialização dos produtos nos mercados nacional e internacional, precisamos agir com muita rapidez”, desabafou Virginio.

Ivan Pinto e Jair Virginio saíram satisfeitos com os resultados da audiência, já que o chefe do estado pernambucano mostrou-se solícito às necessidades da fruticultura do Vale, “O Governador João Lira comprometeu-se em disponibilizar os recursos e implantar as ações necessárias ainda em 2014. Estamos todos muitos confiantes”, concluiu Pinto. O encontro com o governador João Lira Neto marca mais uma ação dos produtores do VSF juntamente com a Moscamed na busca de apoio dos poderes públicos para vencer a praga. Os representantes da fruticultura do Vale se reuniram no mês junho com o Ministro da Agricultura Neri Geller e na última sexta-feira (25) com o prefeito de Juazeiro/BA.

Ascom Moscamed

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.