RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro realiza a VII Feira de Caprinos e Ovinos no distrito de Massaroca

01 de Jul / 2014 às 06h00 | Política

A partir do próximo dia 4 de julho o distrito de Massaroca será palco da VII edição da Feira de Caprinos e Ovinos da localidade, evento que se estende até domingo (6), e tem como proposta inserir os produtores da região num contexto comercial mais amplo, proporcionando o aumento da renda familiar e da qualidade de vida dos trabalhadores. A feira acontece na sede do distrito, localizado às margens da BR 407 a 62 km do município de Juazeiro e é uma realização da Prefeitura Municipal, sob a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca que congrega 11 (onze) associações, produtores e comerciantes locais.

Com um tema único “A Caprinovinocultura como meio de garantir a sustentabilidade para o homem do campo, implementando tecnologias e políticas para o desenvolvimento da economia regional", o evento pretende reunir 70 criadores e cerca de 600 animais durante os três dias do evento. Para o diretor de pecuária da SEAPA, Diney Borges, a feira já é um sucesso garantido. “Ela irá beneficiar caprinovinocultores e comerciantes de produtos ligados à cadeia de diversos municípios. Além de Juazeiro, participam produtores de Uauá, Sobradinho, Petrolina, Curaçá, Jaguarari, Canudos, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.”, informou.

A feira também trará outras dinâmicas direcionadas à cadeia como o sistema de criação de galinhas, a distribuição de mudas de plantas nativas, demonstração de plantio de palmas/ feno e exposição e venda de produtos orgânicos, advindos do processamento de frutas (doces, geléias, umbuzada etc). O titular da SEAPA, Jorge Cerqueira falou da importância do evento, e destacou os benefícios dos produtos provenientes do bode. “A carne caprina é considerada uma das melhores carnes para o consumo, pois possui menor índice de colesterol comparado a outras carnes, além de facilitar a digestão e aumentar o teor de ferro. Paralelo a isso tem o leite, subproduto que além de proporcionar boa rentabilidade para os produtores, também tem grande importância na qualidade alimentar”, observou.

O evento tem como objetivo, divulgar os produtos da caprinovinocultura em todo o estado; estabelecer condições de integração e comercialização em ambiente simples e de fácil acesso; proporcionar a comercialização e divulgação dos produtos, incentivando a expansão do mercado local e a conquista de novos mercados. Estima-se um público de cerca de 7.000 pessoas durante os três dias de evento. A feira também contará, com a integração mais efetiva de outros segmentos como escolas, comércio, comunidade local e comunidades circunvizinhas.

Programação

Ascom/ SEAPA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.