RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Juazeiro realiza terceira feira de caprinos e ovinos no distrito de Itamotinga

12 de Jun / 2014 às 08h00 | Política

A caprinovinocultura é um dos setores que cresce significativamente em Juazeiro e tem contribuído para o acréscimo econômico de toda região; a atividade é evidenciada anualmente durante a realização das feiras de caprinos e ovinos dos distritos de Juazeiro – eventos que reúnem centenas de expositores e animais das mais variadas raças. A Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga acontece de 13 a 15 de junho, no parque de exposição da comunidade de Cacimba do Silva, e é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho.

Com o tema “A Caprinovinocultura como meio de garantir a sustentabilidade para o homem do campo, implementando tecnologias e políticas para o desenvolvimento da economia regional”, a feira pretende destacar as potencialidades da cadeia produtiva da região, bem como agregar novas tecnologias através da troca de experiências dos produtores e instituições participantes. “Esta é a terceira edição da feira em Itamotinga, estamos ansiosos e confiantes que o evento irá superar níveis comerciais dos anos anteriores, ampliando ainda mais o intercâmbio de tecnologias entre os produtores”, considerou o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira no programa Geraldo José (Transamérica FM) na tarde desta quarta-feira (11).

A Feira de Caprinos e Ovinos foca o desenvolvimento da cadeia produtiva, valorizando a cultura local de compra e venda de animais em feiras livres, adaptando e transportando essa iniciativa para um ambiente mais organizado; promovendo ao mesmo tempo, a integração e a troca de experiências entre pequenos e médios produtores da região. Palestras, cursos, concursos, exposições e serviços voltados ao setor, integram a programação. 

Confira:  

13/06 (Sexta-feira) 

15h – Abertura do parque para chegada dos animais. 

19h – Solenidade oficial de abertura do evento, Campo da Cacimba do Silva 

14/06 (Sábado)

07h – Recepção dos animais. 

08h – Abertura ao público para visitação: exposição de animais, estandes institucionais, exposição de Vídeos culturais. 

08h30 – Torneio de Leite

09h –Palestra – Hidropônia do milho / Palma adensada (EBDA)

14h – Palestra – Agricultura Família – Casa de ração – IRPAA 

17h – Tirada final de leite.

22h – Animação: Sérgio do Forro. 

15/06 (Domingo) 

08h – Abertura e visitação pública. 

10h – Mesa redonda – A viabilidade da caprinovinocultura leiteira para agricultura familiar. (Anamaria Ribeiro, Silvio Dória e Embrapa). 

11h – Premiação dos vencedores dos concursos leiteiro

12h Almoço

14h – Encerramento.

Por Lene Radina/SEAPA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.