RedeGN - Imprimir Matéria

REMINISCÊNCIA... SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE JUAZEIRO

29 de Apr / 2014 às 23h00 | Reminiscências

Concebida por José Inácio da Silva a ideia da fundação de uma Santa Casa em Juazeiro, aquele grande filho da terra, pôs-se logo em campo para a efetivação de sua ideia. Assim, congregando 36 pessoas em uma sessão realizada no prédio da Câmara de Vereadores, no dia 1º de junho de 1885, José Inácio viu efetivada a sua idéia. (...)
"Afinal, no dia 2 de outubro (1892), o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Juazeiro, primeira obra de assistência social criada na cidade, teve sua inauguração em Sessão Solene da Assembléia Geral da Irmandade. Presidente, o Prov. Dr. José Inácio da Silva; secretário interino, o irmão Esmeraldo Cupertino de Aragão."
(...)

"Estava inaugurado o hospital de Juazeiro, pensamento e ação do Dr. José Inácio da Silva que, para levar esta idéia à execução, muito lutou, até mesmo contra a incompreensão dos seus adversários políticos. Todos os domingos saía José Inácio, de porta em porta, com a sacola à mão, pedindo auxílio para a construção do hospital. Inúmeras vezes era enxotado da porta dos seus inimigos políticos, que ainda o maltratavam por palavras; mas no domingo seguinte, José Inácio batia novamente às mesmas portas, para ser recebido da mesma forma.

Nunca deixou de assim fazer, como um sacerdócio, até que alguns já davam esmola, enquanto outros, porém, ainda blasonavam. Assim, foi a obra de José Inácio verdadeiro Apóstolo da Caridade até o final de sua execução." 

Trecho do Livro "Juazeiro na Esteira do Tempo"
Edson Ribeiro. 2ª Edição. 2005

*Foto ilustrativa - Certamente essa foto foi de algum outro evento, talvez da ampliação/inauguração da Maternidade São José que só se deu em 22/12/1951 ou algum momento da igual importância, pois aparentemente, são autoridades civis e militares.

Abraço

Laís Lino

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.