RedeGN - Imprimir Matéria

Jornalistas do Vale lançam livro sobre o São João de Uauá durante evento em São Paulo

15 de May / 2010 às 12h24 | Política

Divulgar a autêntica cultura nordestina, em especial os festejos em louvor a São João que reúnem todos os anos milhares de pessoas em Uauá/BA. É com este objetivo que acontecerá no próximo dia 16 de maio, durante o 4º Encontro Cultural Uauá - São Paulo, em São Paulo/SP, o pré-lançamento do livro Vem Ver São João - cultura de Uauá/BA em foto e verso. O evento terá início às 10h, na Quadra dos Bancários, na Sé (centro da capital paulista).

O livro fotoetnografico da/do jornalista Gisa Ramos e Mirrail Menezes, retrata através de fotos, poesias, letras de músicas e pequenos textos como acontece a festa de São João de Uauá. Distribuída em 10 dias de celebrações profanas, religiosas e tradicionais, a festa junina é considerada pela população da cidade baiana como a mais expressiva da cultura local. Para o sanfoneiro José Barbosa, mais conhecido como Zé de Auto, animador das alvoradas do São João uauaense, o livro vem valorizar a cultura nordestina. "Isso é uma beleza! Valoriza a cultura da nossa terra, os nossos costumes. A gente tem mais é que mostrar Uauá e o nordeste para o mundo", destaca o músico, filho do compositor Auto Barbosa, ícone do São João de Uauá.

De acordo com os autores, que também são uauaenses, o livro surgiu do desejo de homenagear a cidade natal. "Sempre quisemos retratar a cultura da nossa cidade, mostrar nosso povo, a beleza e a alegria da nossa gente. E percebemos que um livro abordando o São João, a maior festa popular da cidade, seria o ideal", destaca Gisa Ramos."Quisemos fazer todo um apanhado do que é o São João. Isso tudo é fruto de um trabalho que durou mais de um ano. Começamos com uma pesquisa histórica e fizemos enquetes com a população de Uauá, para só depois fotografar a festa", conta Mirrail Menezes.

Vem Ver São João - Cultura de Uauá/BA em foto e verso foi produzido pelos autores como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do título de bacharéis em Comunicação Social pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O lançamento oficial da obra vai acontecer no São João 2010, em Uauá, entre os dias 15 e 24 de junho.

Érica Daiane

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.