RedeGN - Imprimir Matéria

Plenárias debatem políticas públicas nos Territórios de Identidade

15 de May / 2010 às 11h30 | Política

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os instrumentos de participação direta e de controle social nas políticas públicas, foram realizadas ontem (dia 14) três plenárias dos Diálogos Territoriais nos municípios de Jacobina (Território Piemonte da Diamantina), Jequié (Médio Rio de Contas) e Paulo Afonso (Itaparica). A iniciativa é do Conselho de Acompanhamento do PPA (CaPPA) e conta com a parceria da Secretaria do Planejamento (Seplan), das Prefeituras e da Coordenação Estadual de Territórios (CET).

Em Jacobina, a plenária reuniu mais de 100 pessoas na Câmara de Vereadores. No Território onde a mineração é uma das principais atividades econômicas, a partir da extração de mármore e ouro, a preocupação com o meio ambiente é uma prioridade. De acordo com o secretário executivo do Colegiado Territorial, Fredson Araújo, esta atividade tem causado um grande passivo ambiental. Precisamos de uma ação mais direta do governo para cobrar das empresas uma melhor gestão na área ambiental. Seria bom que tivéssemos, por exemplo, uma gerência do Instituto do Meio Ambiente aqui.

No Território Itaparica, a etapa dos Diálogos Territoriais ocorreu em Paulo Afonso. Este é um marco no que diz respeito à participação da sociedade nas ações governamentais. A discussão entre representações de movimentos sociais, poder público e sociedade civil mostra que o governo está aberto a debater programas e ações, afirmou Sérgio Ricardo Bezerra, articulador do território. Mais de 3 mil pessoas já participaram dos onze primeiros encontros nos territórios do Velho Chico, Bacia do Rio Corrente, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Irecê, Litoral Sul, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Itaparica, Piemonte da Diamantina e Médio Rio de Contas.

A próxima rodada será realizada no próximo dia 21, nos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Cipó. O cronograma completo está disponível no site www.seplan.ba.gov.br e os encontros vão até o mês de junho, contemplando todos os 26 territórios.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.