RedeGN - Imprimir Matéria

Suelly Aline vence primeira etapa da Copa do Brasil de Natação

24 de Feb / 2014 às 19h00 | Esporte

A estreia dos Circuitos Brasileiros de Maratonas Aquáticas 2014 contou com desempenhos excelentes em Porto Belo, cidade do litoral centro-oeste de Santa Catarina. Os baianos Allan do Carmo, da Brasken/BA e Ana Marcela Cunha, do Sesi/SP, venceram a primeira etapa. Ambos são integrantes da equipe brasileira campeã mundial da modalidade em Barcelona. No ano passado, Marcelinha fora prata, atrás de Poliana, ausente este ano. O vencedor de 2013, Luis Rogério Arapiraca também não compareceu. A prova de Porto Belo foi seletiva para os 5km do Mundial Junior da modalidade, marcado para o final de agosto, em Israel. Os dois primeiros homens e as duas primeiras mulheres nascidos em 2000, 1999 ou 1998 (14, 15 ou 16 anos completos até 31/12/2014) carimbaram o passaporte. Nesta faixa etária, os nomes que garantiram suas vagas foram Felipe Rizzo, do Curitibano, e Felipe Ribeiro de Souza, da Unisanta, e no feminino, Manuella Ribas Andrade, do Curitibano, e Camila Poso Tribst, do Sesi. Em 2014, o Campeonato Brasileiro terá seis etapas e a Copa do Brasil, cinco, com ambos terminando em novembro, na Bahia.

Resultados do Campeonato Brasileiro:

Masculino = 1 – Allan do Carmo – Brasken/BA – 1h00min03

Para o Mundial Junior = 1 – Felipe Bonk Rizzo (8º no geral)

Para o Mundial Junior = 1 – Manuella Ribas Andrade

Melhor tempo da Copa Brasil

Masculino = Gabriel Fragomeni – Sotália/SC – 1h13min14

Feminino = Suelly Aline Siqueira – Brasken/BA – 1h09min06

Estreando na Copa do Brasil, a nadadora Juazeirense Suelly Aline venceu a prova de 5 KM em Porto Belo SC fazendo o melhor tempo, de 1h09min06 reafirmando a sua força na natação Brasileira. A partir deste ano, as maratonas passam a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10km, ou com percursos inferiores quando for seletiva para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas. Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco (quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como era até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões.

Próxima etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas

9 de março – São Bernardo do Campo/SP – 7,5km – Campeonato Brasileiro / 5km Copa do Brasil. A prova válida pelo Campeonato Brasileiro será seletiva para a prova da mesma distância no Mundial Junior de Israel, em agosto.

Fonte: CBDA com informações adicionais de Valterlino Pimentel (Pinguim)

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.