RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura convida juazeirense para doar sangue na Hemoba

14 de May / 2010 às 08h30 | Política

Com o objetivo de garantir um carnaval 2010 saudável e seguro, a Prefeitura Municipal de Juazeiro divulga a Campanha de Doação de Sangue da Hemoba, que acontece de 17, próxima segunda-feira a 22 de maio. Os foliões voluntários e doadores devem se dirigir durante este período à sede da Hemoba, que funciona na Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n, ao lado do Hospital Regional, das 7h30 às 12h.
 
Os interessados precisam ter de 18 a 65 anos e deverão comparecer ao local levando o documento de identidade. É necessário que o voluntário pese mais de 50 quilos e esteja bem de saúde. Os doadores não precisam estar em jejum, mas alimentos gordurosos devem ser evitados nas quatro horas anteriores à doação, bem como as bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
 
Segundo a assistente social da Hemoba, Cislene de Santana Bandeira, a mobilização tem a proposta de chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue tanto nesta época como constantemente. “O carnaval é um dos períodos mais críticos, pois ocorre redução do número de doadores e aumentam as ocorrências que necessitam de transfusões sanguíneas. Mas não é apenas em época de festas que precisamos de doações, esta necessidade é diária. Atualmente o estoque está muito baixo e esta situação pode se agravar com o carnaval, representando riscos para os pacientes que precisam de sangue nos hospitais. Se houver uma resposta positiva da população, e estimativa é de que tenhamos um estoque extra de 50% de bolsas de sangue para atender a demanda na cidade”, garantiu.
 
“Vamos exercer o papel de cidadão ajudando a quem precisa. A campanha conta com o apoio das pessoas para garantir uma festa tranqüila. Antes de participar da folia vamos evitar que falte sangue na cidade durante ou após a festa, e que o carnaval seja bonito e esbanje saúde”, alertou o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa.
 
O tema da Campanha da Hemoba este ano é “Cidadania Rima com Folia. Doe Sangue, Doe Alegria”. Os voluntários receberão como brinde uma camisa do doador de sangue para cair na folia, conforme informou a assistente social da Hemoba.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2021. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.