RedeGN - Imprimir Matéria

Juazeiro recebe visita técnica do Ministério da Saúde para qualificação dos serviços em Hanseníase

09 de Oct / 2013 às 22h00 | Política

O Programa de Hanseníase em Juazeiro recebe nesta quarta-feira, 09 e na quinta, 10, a visita técnica do Ministério da Saúde (MS) para qualificação dos atendimentos oferecidos aos usuários com a doença. Duas unidades estão sendo visitadas pelos técnicos: Itaberaba e Antônio Guilhermino. Na oportunidade, os pacientes destes bairros também são ouvidos na busca de informações para prevenção do desenvolvimento de deficiências ocasionadas pela hanseníase e para melhorias dos serviços. A assessoria técnica do MS está sendo conduzida pela colaboradora em hanseníase, Carolina Dias e pela técnica, Jurema Brandão.  

“A visita consiste em olhar os prontuários dos pacientes de 2012 e ouvir a população nos diferentes níveis de tratamento, que tem duração de 6 a 12 meses, como também as pessoas que receberam altas. A ação visa identificar os tipos de atendimentos e verificar as informações necessárias para avaliar o desenvolvimento das atividades da equipe do programa no município, para se necessário, elencar as dificuldades e sugerir as mudanças para melhorias dos serviços”, explicou a colaboradora em hanseníase do MS, Carolina Dias. As ações do programa também serão monitoradas nos municípios de Remanso e Curaçá. “Estamos levando as ações que deram certo em Juazeiro para estas regiões, como também trazendo as melhorias destes locais para serem implementadas aqui”, completou Carolina.  

Para a paciente do Alto do Cruzeiro, Maria dos Santos Oliveira, 74 anos, a iniciativa é importante. “Sou assistida no município desde o ano passado e apesar de não ter do que reclamar; acho ideal ação como essa, porque os serviços melhoram ainda mais. Minha qualidade de vida já melhorou bastante, pois recebo a medicação necessária e as orientações dos profissionais do município e estou muito feliz com a ideia de que a assistência será ainda mais qualificada”, falou. “A melhoria das ações é fruto do empenho de todos os atores envolvidos: equipes de saúde da família, do centro de referência, da vigilância epidemiológica e do Programa de Hanseníase. O combate contínuo à doença tem sido um compromisso do Programa de Hanseníase e da Secretaria de Saúde com a população de Juazeiro”, informa o coordenador do Programa de Hanseníase em Juazeiro, Carlos Dornels Freire.

Ascom Prefeitura de Juazeiro

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.