RedeGN - Imprimir Matéria

Juazeiro foi selecionado pelo MS para participar de Pesquisa Nacional de Saúde

13 de Aug / 2013 às 17h00 | Política

Durante este mês de agosto, o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizará a 1ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e a cidade de Juazeiro está entre os 79 municípios baianos selecionados pelo Governo Federal para participar da investigação, que vai acontecer na Unidade Básica de Saúde da Vila Jacaré.  Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é diagnosticar e avaliar aos serviços junto com os usuários, para analisar as necessidades da comunidade e buscar informações nas áreas da saúde da mulher, da criança, do idoso, pessoa com deficiência, sobre a dengue, violência, saúde mental, dentre outros.

Serão investigados pelo MS: hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população. Através da pesquisa será possível monitorar o tratamento de hipertensos e diabéticos, redução da obesidade, do tabaco, do álcool, dentre outros. A PNS faz parte de mais uma ação para desenvolvimento de estratégias do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT), além de subsidiar a criação de políticas públicas nas áreas de promoção, vigilância e atenção à saúde do SUS, melhorando e qualificando a assistência na área.

De acordo com dados do MS, a pesquisa chegará a aproximadamente 80 mil domicílios distribuídos em 1,6 mil municípios por todo o país e envolverá a aplicação de questionário e aferições de peso, de altura, da circunferência abdominal e da pressão arterial, coletas de sangue e de urina.

Por Vânia Castro/SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.