RedeGN - Imprimir Matéria

V Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas é realizado com sucesso em Juazeiro

08 de Jul / 2013 às 18h00 | Esporte

A Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, realizou na tarde do último sábado (06), a V Etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas com a participação de 186 nadadores de 11 estados. Os atletas largaram da Ilha do Maroto até a Orla da cidade, percorrendo 5km. De acordo com o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Sérgio Silva, o apoio do município foi essencial para realização do evento. “Juazeiro deu exemplo de estrutura e organização. São nove etapas no campeonato e nós precisamos de um apoio igual ao que eu tivemos aqui no município, para que possamos realizar o mesmo evento com sucesso em outras cidades. Então, só temos a agradecer ao Prefeito Isaac e ao secretário Clériston Andrade pela brilhante maratona aquática realizada em Juazeiro”, disse Sérgio.   

Na categoria geral no masculino o campeão foi o baiano Victor Pires Simões, da Unisanta, assumindo a segunda posição no ranking. No feminino, a baiana Ana Marcela Cunha, Sesi/SP, bicampeã mundial e hexacampeã brasileira, volta a liderar o circuito nacional com a vitória em Juazeiro. “Estou muito feliz de voltar a nadar aqui na Bahia e por ter chegado entre os três primeiros na classificação geral. É uma honra e fico orgulhosa de ter tido esse desempenho em Juazeiro. Estou treinando para o Mundial e essa foi uma prova que eu nadei como se estivesse lá, saindo bem forte, porque sei que vou precisar de muita força também lá na frente”, relatou a nadadora.  

Já o nadador Victor Pires Simões falou de superação ao ganhar a prova. “Foi uma prova difícil até porque tivemos atletas de alto nível. Larguei bem, depois da primeira boia errei o caminho, fiquei um pouco distante dos primeiros, mas me esforcei bastante e quando eu vi já estava em primeiro. Eu precisava ganhar para permanecer no ranking. É uma honra poder nadar no Rio São Francisco, estou muito feliz”. Mesmo não chegando entre os cincos primeiros, a nadadora juazeirense Suelly Aline falou do apoio da prefeitura ao campeonato nacional. “Espero que o campeonato continue no calendário esportivo do município. Para a cidade isso é muito bom, pois vem muita gente de outras regiões do Brasil. Estou muito feliz também porque incentiva a nós nadadores da região a treinar mais forte”.  

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, falou na ocasião sobre a importância da prefeitura realizar um evento deste porte. “Estamos muito felizes pelo fato da Federação e Confederação Brasileira terem escolhido Juazeiro, como a única cidade do interior de todo o Brasil, para realizar um campeonato deste nível. Hoje temos grandes atletas aqui, inclusive a campeã mundial Ana Marcela, e isso incentiva atletas da região a treinar mais. Juazeiro agora passa a fazer parte do calendário do esporte do Brasil”.

O prefeito Isaac Carvalho expressou a honra que é para o município realizar um evento deste porte.  “Nós é que agradecemos a Federação Baiana de Desportos Aquáticos e a Confederação Brasileira por escolher Juazeiro como única cidade do interior a sediar uma etapa da competição nacional. Quero agradecer a todas as pessoas e aos órgãos que contribuíram para a realização do campeonato. Parabéns a todos os atletas”, ratificou o prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Pedro Alcântara e de secretários municipais. As próximas etapas serão realizadas em Brasília, Belém e duas em Salvador. O evento contou também com o apoio de outros órgãos como Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, SAMU e Polícia Militar.

Classificação Geral:

Masculino

1 – Victor Pires Simões

2 – Fernando Ponte

3 – Marcus Vinicius da Silva

4 – Lucas Cortini Oliveira

5 – Matheus Evangelista

Feminino

1 – Ana Marcela Cunha

2 -  Gabriela Cordeiro Vieira

3 – Mariana Serrano Souza

4 – Giovana Marques

5 – Catarina Cucati Ganzeli

Por Luzete Nobre/ SAAE

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.