Cerca de mil pessoas do município de Campo Alegre de Lourdes (BA) participaram neste domingo, dia 09 de junho, da III Romaria em Defesa da Vida nas imediações do Morro do Tuiuiu. Com cantos, orações e gritos em defesa da natureza e da vida, representantes de várias comunidades rurais, grupos religiosos, associações e sindicatos repudiaram os projetos de degradação do meio ambiente e o avanço da mineração no município. O Morro do Tuiuiu, considerado um cartão postal, é um dos mais importantes patrimônios naturais de Campo Alegre, mas está ameaçado pela exploração de minério.
Com faixas, cartazes, orações, cantos e a cruz, os romeiros concluíram a caminhada com a celebração da missa nas proximidades do Morro. O momento foi presidido pelo Padre Bernardo Hanke com muitas exortações ao compromisso em defesa da vida. Representantes das comunidades e das organizações e das comunidades se utilizaram de depoimentos e até de cordel para sensibilizar a sociedade acerca da defesa do bens naturais. A necessidade do poder público fazer valer a lei local de meio ambiente também foi lembrada. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Alegre, Juvenal Braga, “defender a vida, é defender a natureza e se preocupar com as futuras gerações”.
Devido aos trabalhos de organização de base, a população de Campo Alegre está constantemente informada sobre as ameaças dos projetos degradantes, sobretudo os de extração mineral que cobiçam áreas como o Tuiuiu. Segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral, 82% do município podem ser requisitados para estudos minerários. Por isso, em 2012 a sociedade organizada conseguiu que os vereadores aprovassem uma lei municipal de meio ambiente. Com a III Romaria em Defesa da Vida, os participantes continuam a dizer sim à vida e renovaram as forças para continuar luta contra os projetos de destruição socioambiental que só miram o lucro.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.