RedeGN - Imprimir Matéria

Começa em Petrolina o Projeto Gastronômico Na Estrada: Sabores de Pernambuco

25 de Apr / 2013 às 16h00 | Variadas

Chefs de cozinha vestidos a caráter, pratos e sobremesas bem apresentados com ingredientes tipicamente pernambucanos e um público extremamente satisfeito com as delícias do Vale do São Francisco. Foram abertas na noite de ontem (quarta-feira - 24), no Petrolina Palace Hotel, as atividades do projeto Na Estrada - Sabores de Pernambuco em Petrolina. A ação é realizada pelo Senac, Sebrae e Revista Prazeres da Mesa. Durante o evento, 14 restaurantes da cidade apresentaram os pratos que criaram especialmente para o Festival Gastronômico do Vale do São Francisco, que fica em cartaz até o dia 19 de maio.

Segundo a diretora de Operações do Senac Pernambuco, Maria Goretti, o projeto já passou pelo Agreste, Sertão, Mata Norte e volta ao Sertão com uma receptividade muito boa entre os profissionais da área e o público apreciador da boa e saudável gastronomia. “O projeto começa com uma pesquisa realizada pela Faculdade Senac, onde são mapeados os ingredientes da culinária local. Depois são oferecidos três cursos de capacitação e duas consultorias para colaboradores de bares e restaurantes, que criam pratos exclusivos para o Festival Gastronômico. E, para fomentar a cadeia produtiva, é realizada a Feira da Gastronomia Regional”, explicou a diretora.

Para Luana Trindade, uma das chefs participantes do projeto, a experiência tem sido muito proveitosa em diversos aspectos. “Além de capacitados e atualizados com o que tem de melhor em gastronomia hoje no país, fomos motivados e desafiados a criar pratos exclusivos, e o que é melhor, que realçam o sabor e a beleza da nossa terra”. De acordo com a gestora da Gerência Regional de Educação – GRE, Anete Ferraz, a iniciativa também agradou em cheio ao público presente. “Nossa região, além de todo potencial econômico, cultural e turístico, tem uma rica e diversificada gastronomia, que esta ação vem resgatar e valorizar a partir da capacitação dos nossos profissionais. Provei vários pratos e aprovei, desde a forma como foram apresentados - com requinte e beleza, e principalmente pela riqueza e diversidade de sabores. Nossa identidade culinária, com certeza, está preservada nestas verdadeiras obras de arte para os olhos e o paladar”, concluiu Anete Ferraz.

Feira Gastronômica

O projeto prossegue nesta quinta-feira (25), com a realização do Jantar Sabores à Mesa, onde os chefs César Santos (Oficina do Sabor de Olinda – PE) e Guga Rocha (SP – apresentador do programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples, da FOX), apresentam um menu elaborado a quatro mãos e muitos ingredientes do Vale. O evento acontece no Restaurante Maria do Peixe, como uma espécie de homenagem pelos seus 40 anos de atividade.

Nos dias 26 e 27, a orla de Petrolina vai abrir espaço, entre às 17h e 22h, para a Feira da Gastronomia Regional, em que produtores locais expõem as suas mercadorias para fomentar o comércio sustentável, através da valorização da cadeia produtiva da região. O evento, aberto ao público, oferece ainda aulas-show com chefs de cozinha famosos em Petrolina, em Pernambuco e no Brasil. Eles se utilizam de técnicas da cozinha contemporânea para promover receitas inovadoras com os ingredientes tipicamente regionais. Já estão confirmados os chefs César Santos, Bruno Catão (Recife – PE), Hugo Prouvot (Recife –PE) e Guga Rocha.

Participam do Festival Gastronômico do Vale do São Francisco os restaurantes: Beira D’água, O Jardim Bistrô, Kani Sushi Bar e Restaurante, Palace Hotel – Restaurante Pedra Linda, Restaurante Maria do Peixe, Restaurante Panela de Barro, Restaurante JB, Formidável Pasta Gourmet,  O Ninho Caipira, Flor de Mandacaru, Maria Bonita, Restaurante e Bar da Tripa, Restaurante Rio Center e Bode Assado do Isaías.

Clas Comunicação

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.