RedeGN - Imprimir Matéria

Reminiscencias...

30 de Sep / 2012 às 23h00 | Reminiscências

Geraldo,

Rebuscando documentos que guardo com muito carinho, dia desses tive a oportunidade de reler uma carta a mim endereçada pelo bispo Dom José Rodrigues, figura exemplar, em que busquei inspiração para minha iniciação política, militando nos grupos de jovens estimulados por ele.

Na carta, oriunda da cidade de Trindade, em Goiás, onde ele já morava, fazia um agradecimento pelo envio de livros para abastecer uma biblioteca que pretendia criar, no seu novo espaço de convívio. Dom José, manifestava o desejo de proporcionar novas oportunidades de leitura, principalmente para os jovens, como fizera em Juazeiro durante longos anos.

Lembro que ao visita-lo em Goiás, encontrei o mesmo homem simples e laborioso de sempre. A sua nova morada, na diocese local, era simples como ele. Um quarto, uma cama, uma cômoda e um armário. No quadro uma foto lembrava Juazeiro.  

Falamos sobre muito sobre seus projetos e lutas. Iniciado politicamente nos grupos de jovens estimulados por ele, bebi mais na sua sabedoria. As causas defendidas pelo bispo do excluídos também pontuaram minha vida parlamentar e quis o destino, que em Brasília, já deputado federal, encampasse como um dos coordenadores, a Frente Parlamentar em Defesa dos Atingidos por Barragens, uma das suas lutas.

Tenho o imenso orgulho de ter oficializado a “baianidade” do “Bispo dos excluídos”quando exercí mandato de deputado estadual, sendo o autor do projeto que lhe concedeu o título de cidadão baiano. Só formalidade, pois na defesa dos oprimidos no estado, ele era mais “baiano” que quase todos nós, aqui nascidos.

Saudades de Dom José.

Edson Duarte - Vice Presidente Nacional do Partido Verde

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.