RedeGN - Imprimir Matéria

Irpaa firma parceria com Univasf no Projeto Escola Verde

02 de Sep / 2012 às 08h00 | Variadas

O meio ambiente vem sofrendo com desgaste causado muitas vezes pela ação humana. Para tentar transformar essa realidade o Irpaa desenvolve trabalhos de educação ambiental, repassando conhecimentos de como conviver em equilíbrio com a natureza. Com uma vasta experiência no campo de promover ações de conscientização e preservação ambiental, a instituição estabeleceu uma parceria com a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), no Projeto Escola Verde.

O Projeto Escola Verde vai ser desenvolvido nas escolas do Vale São Francisco, identificando os problemas na relação ser humano/natureza e realizando ações que possam melhorar essas dificuldades de convivência. Oficinas, discussões sobre questões de prevenção ambiental e métodos de utilização sustentável, construções de viveiros, plantio de árvores, principalmente as nativas da caatinga, são algumas das ações previstas.

O Irpaa vai contribuir na formação dos/das educadores e educadoras das escolas envolvidas no projeto, na produção de material didático sobre Educação Ambiental Contextualizada, em palestras. Além de oferecer suportes na troca de experiências, através de possíveis visitas no Centro de Formação Vargem da Cruz, para conhecer as tecnologias de Convivência com o Semiárido, conforme relata a colaboradora do Irpaa, Edineusa Ferreira.

Uma das experiências desenvolvidas pelo Irpaa que podem ser referência para esta ação é o Projeto Recaatingamento, desenvolvido recentemente com comunidades agropastoris e extrativistas do Território Sertão do São Francisco. O projeto realizou diversas ações de educação ambiental envolvendo educadores/as, estudantes e comunidades na perspectiva da preservação dos recursos naturais.

Fonte: IRPAA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.