RedeGN - Imprimir Matéria

Josias Gomes e Valmir Assunção: Em favor do PT de Juazeiro e da candidatura Joseph

15 de Jun / 2012 às 12h30 | Política

Os deputados Josias Gomes e Walmir Assunção publicaram em seus sites nota pública em que demonstram apoio à candidatura de Joseph Bandeira em Juazeiro. Confira:

A disputa pelos poderes municipais na Bahia, em outubro próximo, nos impele, como seres partidários, a tomar posição sobre todas as arenas em que a peleja tem contornos que consideramos conhecer bem. Uma dessas arenas, de grande significado para o estado como um todo, é a de Juazeiro. Ali, o partido já decidiu pela candidatura própria do companheiro Joseph Bandeira, que já comandou a prefeitura local.

Trata-se, antes de mais nada, de um nome bastante identificado com o partido, naquela região. Joseph reúne, claramente, o apoio da ampla maioria das forças que atuam no interior do PT, e tem apoio explícito de outros segmentos políticos locais que formam a base de sustentação do governo Wagner e da presidenta Dilma Rousseff. Além disto, Joseph Bandeira é reconhecidamente a maior liderança individual da cidade de Juazeiro, no momento.

Precisamos deixar claro que a manutenção de candidaturas próprias nas eleições municipais deste ano não pode ser posta como uma questão de princípio. Nos municípios onde não haja candidaturas petistas com densidade à altura de outras apresentadas por agremiações que formam a base em torno de Wagner e Dilma, é possível ocorrer a busca do entendimento. Esta deve ser a base de raciocínio geral para que o PT possa bem se encaminhar no processo eleitoral em curso.

Contudo, onde o partido possa se apresentar com candidatura própria, mesmo que tenha de enfrentar postulações de outros partidos aliados no estado e no país, é natural e perfeitamente legítimo que o faça. Seguindo o mesmo raciocínio, não cabe aos petistas exigir apoio de outras siglas, mesmo que aliadas, onde estas disponham de nomes fortes o suficiente para almejaram a conquista do poder municipal respectivo.

É dever de todos nós, que fazemos o PT da Bahia, seguir esta compreensão. O partido tem que ser convenientemente criterioso para definir seus posicionamentos em cada município baiano. No caso de Juazeiro, o PT, reafirmamos, tem em Joseph o nome mais forte, no campo da popularidade, entre todos as siglas que fazem política naquele município. E tem, acima de qualquer outro item a ser julgado politicamente, o apoio oficial do partido em Juazeiro, já definido oficialmente.

Não cabe, ao nosso ver, outro entendimento da direção estadual do PT a não ser o simples acatamento da definição tomada pela base partidária em Juazeiro. Neste caso, qualquer tipo de contrariedade às bases locais, imposta pela cúpula estadual, trará prejuízos evidentes. Prejuízos, em primeiro lugar, à democracia interna do PT, algo que nos é muito caro. E, enfim, às reais chances de o partido em voltar a assumir a gestão municipal de Juazeiro.

É o que pensamos.

Josias Gomes e Walmir Assunção

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.