RedeGN - Imprimir Matéria

Solenidade com homenagens e criação do Troféu Asa Branca marca abertura da 31ª Feincartes

05 de May / 2012 às 19h00 | Variadas

Com uma programação feita para preencher 10 dias, foi aberta pelo Prefeito Julio Lossio e a coordenadora do evento Maria Mathias, no final da tarde de ontem (04) a 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Cultura (Feincartes). O evento que conta com a participação de 250 artistas locais e expositores de 10 estados e 13 países acontece no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, aberto a visitação pública.

Participam da feira representantes de localidades como Espírito Santo, Goiânia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins; e países como África do Sul, Filipinas, Gana, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Palestina, Paquistão, Peru, Senegal, Tailândia e Turquia. Os expositores apresentam peças, que estão disponíveis à venda confeccionadas em materiais como luminárias em bronze, cerâmica, ferro forjado, taças e copos pintadas a ouro, colchas bordadas, madeira teca e madrepérola, tecidos e pedrarias típicas.

“A ideia da feira que já passou por outros estados brasileiros é integrar as artes e valorizar aquilo que cada região tem de melhor. Além de contribuir com o desenvolvimento dos setores da arte. Tenho certeza que este será um grande momento para os artistas de Petrolina”, afirmou a coordenadora do evento Maria Mathias. A Feincartes é resultado da parceria com o programa municipal de artesanato Cria Petrolina que visa estimular as culturas e disseminá-las de modo a gerar renda e oportunidades para os artistas locais. O evento que tem oito anos de existência será composto ainda por apresentações artísticas, cursos e oficinas gratuitos de artesanato e gastronomia com o cheff Marroquino Moulai Idri oudhi.

Com a expectativa de boas vendas e principalmente de tornar ainda mais conhecido seu trabalho, a artista plástica Rose Fonseca atuante na área profissionalmente há 10 anos revela a satisfação de participar da Feincartes em Petrolina. “É uma abertura de extrema importância para as artes de Petrolina que precisa desses espaços propondo visibilidade para o nosso trabalho para um grande público. Petrolina tem esse potencial e que merece ser explorado cada vez mais”.

Para o Prefeito Julio Lossio a Feira vem abrir as fronteiras gerando uma grande vitrine aonde os artistas locais serão vistos, suas artes apreciadas e, dessa forma, seu trabalho ainda mais disseminado. “Estamos felizes por proporcionar a Petrolina esse evento que já passou por diversos estados e agora chega à Petrolina trazendo o que existe de melhor no Brasil e fora dele, agregando força e valor ao que temos de melhor em Petrolina também”, afirmou o Prefeito que durante cerimônia de abertura, assinou e sancionou a Lei 2.470 de 04 de maio de 2012 criando o Trófeu Asa Branca que será dado a pessoas físicas ou jurídicas que alcançarem destaque em suas funções dentro da sociedade e em benefício dela.

SECOM/PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.