RedeGN - Imprimir Matéria

4º Leilão de Animais do IF Sertão-PE movimenta o campus Petrolina Zona Rural nesta quarta-feira, (18)

17 de Apr / 2012 às 22h00 | Informativos

Acontece nesta quarta-feira, 18, no campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, o 4º Leilão de Animais do IF Sertão-PE. O leilão disponibiliza 14 bovinos e 40 caprinos. Dentre os bovinos, destaque para o reprodutor Holandês Sertão, com a idade de oito anos, considerado a 'estrela' do Leilão. Mas há ainda nove Tourinos Holandeses e quatro Novilhas Holandesas. Entre os caprinos, 40 Mestiços Boer e Anglo-Nubiano. O Leilão acontece no setor de Bovinocultura do campus, localizado na rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho – N4 Petrolina (Estrada para Casa Nova-BA).

Os interessados na aquisição dos rebanhos devem estar cadastrados na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO) para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Em virtude do acompanhamento integral por parte dos zootecnistas e veterinários, fornecendo os cuidados necessários em termos de qualidade do pasto, vacinas e saúde preventiva dos animais, os rebanhos encontram-se em perfeitas condições de saúde, o que os qualifica para o Leilão em evidência.

O motivo da venda é a necessidade de renovar o rebanho geneticamente, ou seja, de tempos em tempos o rebanho deve ser renovado para substituir os cruzamentos, evitando a consaguinidade. Só para que se tenha uma ideia, “o touro reprodutor que será leiloado já estava cruzando com filhas e netas”, afirmou o zootecnista João Bandeira, do IF Sertão-PE. O zootecnista lembrou ainda da necessidade de disponibilizar a genética em questão para os criadores sertanejos, que de outro modo só teriam acesso a essa genética em outras regiões. Por último, existe ainda a necessário de adequar a quantidade de forragem disponível em relação tamanho do rebanho.

Quanto aos caprinos, o motivo também é o ajuste entre a quantidade de animais e a disponibilidade de alimentos, pois existe uma limitação diária na produção de forragem. Qualquer pessoa poderá arrematar os animais, desde que não seja servidor público da instituição. O arremate será ratificado mediante a apresentação do Guia de Recolhimento da União (GRU), comprovando a quitação do valor ofertado.

Ascom IF Sertão-PE Imagem Ilustrativa

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.