RedeGN - Imprimir Matéria

Novo equipamento dá agilidade aos procedimentos cirúrgicos realizados no HUT

07 de Mar / 2012 às 21h40 | Variadas

Os procedimentos de Cirurgia Geral realizados no Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) ganharam mais agilidade com a utilização do aparelho de vídeolaparoscopia. Desde o ano passado, cirurgias e exames estão sendo realizados com o novo equipamento e a expectativa é que cerca de 10 cirurgias sejam realizadas por semana.

Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HUT, Hugo Alessi, a utilização do equipamento além de otimizar os procedimentos, coloca Petrolina em situação de igualdade com os grandes centros. “O HUT é o único hospital do Sertão Pernambucano que realiza cirurgia e outros  tipo de procedimento com equipamento de vídeolaparoscopia  pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando pacientes não só de Pernambuco, como também de outras cidades  da macroregião do Vale do São Francisco”, ressalta.

A Vídeolaparoscopia é uma técnica moderna, sendo os procedimentos mais comuns realizados com este equipamento as cirurgias de vesícula, fígado, pâncreas e demais órgãos do aparelho digestivo. Ainda segundo o cirurgião, podem ser realizados ainda exames de diagnostico e biopsias de várias moléstias intra-abdominais: “A grande vantagem desse tipo de cirurgia é que são feitas pequenas incisões (cortes) por onde passam os instrumentos cirúrgicos. A visualização é feita através de uma microcâmera de vídeo que mostrará as imagens da cavidade abdominal em um monitor de televisão”, explica Hugo. “Por ser um procedimentominimamente invasivo,há uma menor agressão ao paciente, abreviando o tempo da realização da cirurgia e a internação, além de reduzir o índice de infecção e o tempo para o paciente voltar as suas atividades de rotina”, esclareceu.

com informações da asscom/HUT

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.