RedeGN - Imprimir Matéria

Água para Todos chega ao norte da Bahia

07 de Mar / 2012 às 15h10 | Variadas

Uma equipe da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro iniciou semana passada, na cidade de Chorrochó, no norte da Bahia, as ações do programa Água para Todos, que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, criado com o objetivo de garantir o amplo acesso à água para populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza. O governo federal, através do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, deve colocar naquele município cerca de 207 cisternas de polietileno, com capacidade de armazenamento de 16 mil litros cada uma.

Os trabalhos para implantação do benefício nas propriedades começam com a formação de um Comitê Gestor Municipal, que deverá gerir todas as ações do programa no município, sugerir e selecionar as localidades onde serão colocadas as cisternas. No caso de Chorrochó foi formado um comitê com dez representantes de entidades como associações comunitárias, EBDA, sindicato de trabalhadores rurais, pastoral rural, Funasa e associações de pequenos produtores locais. Entre as atividades do grupo estão a de promover reuniões nas comunidades que serão beneficiadas, ajudar na realização de cursos sobre a gestão da água e acompanhar de perto a execução do programa nas localidades.

A primeira comunidade que recebeu cisternas foi a de Caraíbas, a 20 km da sede do município de Chorrochó. Lá o abastecimento de água é feito por carro pipa. Trinta famílias foram selecionadas para contarem inicialmente com o benefício. Os trabalhos serão acompanhados por uma Comissão Comunitária, formada por três moradores locais, escolhidos durante uma reunião promovida esta semana pela Codevasf na comunidade. A seleção foi realizada após uma palestra ministrada pela representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Valquíria Dias Fonseca, acompanhada pela representante da Codevasf em Brasília, Lucianita Ribeiro Dayrell e pelo coordenador regional do programa, o técnico da Codevasf em Juazeiro, Joselito Menezes.

Ascom Codevasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.