RedeGN - Imprimir Matéria

Saúde amplia faixa etária para vacinação de Hepatite B

26 de Feb / 2012 às 09h00 | Variadas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que já está disponível na Rede Municipal a vacina contra Hepatite B para todas as pessoas com até 29 anos. A idade limite para vacinação foi ampliada, ano passado, pelo Ministério da Saúde de 19 para 24 anos, sendo este ano modificado novamente o públicoalvo no calendário básico de vacinação. A vacina pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família (USF), zona urbana e interior, além da identificação da doença, quando o interessado solicita encaminhamento da testagem para o laboratório, através da Equipe de Saúde da Família do seu bairro. O tratamento é realizado no CIDHA - Centro de Informações de DST, HIV e AIDS.  

Também são ofertadas na Rede Municipal, através do CIDHA, palestras educativas para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo as Hepatites B e C, além da AIDS, de segunda a quinta-feira, às 8h. O CIDHA presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais), distribuição de preservativos masculinos e acolhimento aos usuários de Juazeiro, Petrolina e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. O Centro funciona das 7h às 13h no Centro Saúde III, bairro Angari e atende através de uma equipe multiprofissional formada por dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, infectologista e assistente social.  

As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. As doenças são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e a única que possui vacina. A hepatite C é tratada através de medicamentos e quando alcança estágio grave pode causar cirrose hepática e câncer de fígado. De 2001 a 2011, foram notificados no município 225 casos de Hepatite B e 335 de Hepatite C.

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.