RedeGN - Imprimir Matéria

Gonzaga Patriota é contra a desativação do CEAPE, em Petrolina

11 de Feb / 2012 às 15h00 | Política

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, levou para a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (10), o drama vivido pelos comerciantes do Centro de Abastecimento de Petrolina (CEAPE). O CEAPE será desativado e transferido para uma área no C-3, do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, e em seu lugar o governo municipal pretende construir seu centro administrativo, local que acomodará todas as secretarias da Prefeitura. Hilário Monteiro, permissionário no local há 30 anos, juntamente com outros mais de setenta comerciantes, estão inseguros e aflitos, pois de uma hora para outra, tomaram conhecimento  através  da imprensa, que terão que deixar aquele local, onde há quase três décadas comercializam seus produtos, especialmente agropecuários.

Os permissionários foram os últimos a saberem o que estava acontecendo. Foram informados extraoficialmente, que seriam transferidos para outras áreas da cidade, e que ainda, não receberiam pagamento de indenizações. Segundo a Secretária de Planejamento e Urbanismo de Petrolina, Marlize Mainardes: “os permissionários investiram num local público e há riscos. Não há garantia de indenizações”.

 De acordo com Gonzaga Patriota, Petrolina tem que valorizar esses trabalhadores que colaboraram durante décadas com o progresso da região. “Petrolina deve muito a esses bravos trabalhadores, que há quase 30 anos, contribuem para o desenvolvimento do município. Pessoas como os senhores Hilário Monteiro, Januário Leite, Sônia Maria Nunes, Antônia Lima, Maria do Carmo, Edson Nunes e tantos outros, que há muito tempo vem cobrando melhorias para o CEAPE, não podem aceitar que Petrolina seja um dos maiores produtores de frutas do país, e a sua produção na maioria seja comercializada na cidade vizinha, Juazeiro. Eles devem ser respeitados”, enfatizou Patriota.

Ainda de acordo com o socialista, o CEAPE necessita de investimentos. “Eles não precisam ser transferidos para outros locais; precisam sim, é de apoio político e investimentos para que o CEAPE venha a se transformar no grande centro de abastecimento do vale do São Francisco, que tem um aeroporto industrial, que exporta frutas para o exterior, gerando emprego e renda para o município”, disse. O líder da Bancada do Nordeste se colocou à disposição de todos os comerciantes do CEAPE. “Coloco-me à disposição dos permissionários, comerciantes e feirantes para ajudá-los no que for possível, e após esse discurso, levarei pessoalmente o pleito de todos vocês ao Governo do Estado”, concluiu Gonzaga Patriota.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.