RedeGN - Imprimir Matéria

Árvores de Natal feitas com garrafas pet enfeitam Perímetros Irrigados no Sertão de Pernambuco

26 de Dec / 2011 às 20h30 | Variadas
 
Árvores natalinas sustentáveis, feitas de garrafas pet, deram brilho especial aos festejos neste último final de semana nos Perímetros Irrigados Brígida e Fulgêncio, que ficam nos municípios de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco, respectivamente. A construção das árvores é resultado das ações educativas sobre meio ambiente, realizadas pela área social da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), fornecida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do convênio firmado com a Chesf. Uma árvore também foi montada na sede do município de Orocó.
 
Cada árvore de Natal mede sete metros de altura e reutilizou cerca de 4 mil garrafas pet. É o segundo ano consecutivo que a equipe de Ater monta a árvore no Perímetro Irrigado Brígida, em parceria com a comunidade, Prefeitura de Orocó e Escola Municipal Estanislau Bione. “Este ano levamos a ideia para sede do município de Orocó e o Perímetro Irrigado Fulgêncio que possuem árvores ecológicas com o mesmo tamanho e modelo iguais ao do Perímetro Irrigado Brígida”, explica a assistente social, Marleide Moura, da Ater, que orientou a construção das árvores.Ainda de acordo com a equipe de Ater, além de celebrar o Natal é também uma oportunidade de chamar a atenção dos moradores sobre o trabalho realizado nas Agrovilas sobre a problemática do lixo doméstico nos Perímetros Públicos de Irrigação e nos municípios, apresentando para as pessoas que é possível reduzir  e reutilizar embalagens.

Perímetro Irrigado Fulgêncio- A decoração de Natal ficou por conta da Associação Arte União que além da construção da árvore feita com material reciclado, também confeccionou um presépio com fibra e palha de bananeira que estão expostos na Agrovila 22 da localidade e fazem parte dos festejos do 1º Natal Luz do Perímetro Irrigado Fulgêncio que vai até o dia 31 de dezembro.O evento é uma realização da Associação Arte União, Departamento de Cultura da Assistência Técnica e Extensão Rural e da comunidade, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE) e se propõe a ser uma oportunidade para os artistas locais mostrarem seu trabalho e se confraternizarem com a comunidade.

 Na programação terá queima de fogos, feira de artesanato e praça de alimentação com cardápio natalino de comidas típicas. As apresentações vão ficar por conta da banda de Pífano Raça Negra, coral natalino da Agrovila 22, representação teatral sobre o nascimento de Jesus, show musical com Iranildo e Gisele Escarlet, roda de capoeira, apresentação do grupo de dança Hip-hop na veia, Invasion At Trail, grupo de danças Carimbó, reisado do Quilombo de Sarué, samba de roda do grupo de meninas da Escola Asa Branca, além de caminhada do vaqueiro, roda de aboio, toadas, repentes e versos, noite de vaquejada e exibição de filmes.
Ianne Lima Ascom do Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.