Pré candidato promete entregar hospitais e fortalecer atenção básica

22 de Jul / 2026 às 08h44 | Variadas

O pré-candidato ao governo da Bahia pelo partido PT, Jerônimo Rodrigues, foi entrevistado na quarta-feira (22) no programa Resenha das 7, da rádio Bahia FM. Ele prometeu entregar hospitais em diferentes cidades do estado e fortalecer a atenção básica.

No âmbito da saúde, Jerônimo Rodrigues foi questionado sobre a promessa de zerar a fila de regulação na Bahia, que ainda não foi cumprida durante o mandato. Segundo ele, um dos empecilhos em relação ao tema está associado a baixa oferta de serviços de saúde pelos municípios, que são responsáveis por garantir os atendimentos de menor complexidade.

"Se você chegar em Feira de Santana hoje, não tem hospital municipal. Se alguém cair e machucar um dedo, vai precisar ir até um hospital estadual ou até uma UPA. A oferta de vagas para a atenção básica não é suficiente." explicou.

Segundo Jerônimo, os grandes municípios do estado fazem com que a quantidade de demanda na rede de saúde se sobreponha as ofertas. Para resolver o problema, o pré-candidato afirmou que tem conversado com prefeitos e oferecido ajuda na implementação de hospitais municipais.

Jerônimo ainda afirmou que, durante os três anos e meio do seu mandado, 15 hospitais já foram entregues e seis mil vagas de leitos foram criadas no estado. Apesar de não ter conseguido zerar a fila, ele prometeu seguir trabalhando para que a rede possa ficar completa nos próximos quatro anos.

Outra proposta apresentada pelo pré-candidato foi a de atrair mais empresas para o estado. O objeto é a geração de emprego, principalmente para os jovens baianos.

Em relação a segurança pública, o governador afirmou que este não é um problema apenas da Bahia, mas de todo o Brasil. Entre as medidas que têm sido tomadas pelo atual governo, ele citou esforços orçamentários e abertura de novos concursos para aumentar o número de profissionais.

"Mas segurança pública não é só policial. Segurança Pública também é inteligência, e nesses seis primeiros meses do ano 1,5 mil procurados já foram presos por reconhecimento facial", disse.

Além disso, Jerônimo afirmou que tem investido na compra de armas, equipamentos de proteção e viaturas blindadas, além da criação de comando e operação policiais diárias por todo o estado.

A participação dos pré-candidatos no programa Resenha das 7 será realizada até 23 de julho. Após sorteio com integrantes das campanhas políticas, foi definido que as entrevistas acontecerão na seguinte ordem:

20 de julho (segunda-feira) - ACM Neto (União)
21 de julho (terça-feira)- Ronaldo Mansur (Psol)
22 de julho (quarta-feira) - Jerônimo Rodrigues (PT)
23 de julho (quinta-feira) - Aroldo Félix (UP)
As entrevistas no Resenha das 7 dão início à cobertura da Central de Eleições da Rede Bahia, que reúne TV Bahia e suas afiliadas no interior, g1 Bahia, iBahia e Bahia FM. Até a data da votação, os veículos vão promover juntos uma série de sabatinas e debates na maior cobertura eleitoral do estado.

G1 Bahia, Rádio Bahia Fm

© Copyright RedeGN. 2009 - 2026. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.