Em entrevista, secretária de Educação Maéve Melo fala sobre a ampliação de 15 creches e pacote de reformas em escolas da rede municipal

17 de Jul / 2026 às 06h00 | Variadas

As comemorações pelos 148 anos de Juazeiro também foram marcadas pelo anúncio de novos investimentos na educação municipal. A secretária de Educação, Maéve Melo, detalhou o pacote de obras lançado pelo prefeito Andrei Gonçalves, que inclui ampliação de creches, reformas de escolas e recuperação de quadras esportivas em diferentes comunidades do município.

Segundo a secretária, uma das principais ações será a ampliação de 15 creches construídas no padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), medida que permitirá aumentar significativamente a oferta de vagas na educação infantil.

“O prefeito deu a ordem de serviço ontem, dia 15, aniversário da cidade. São 15 creches que já existem, do padrão FNDE, elas já existem e elas têm espaço para ampliar salas de aula, e não foram ampliadas. Quando a gente começou a ver a dificuldade de achar terreno para construir as creches, a gente começou a buscar outra alternativa. Qual é a outra alternativa? É ampliar as que têm”, destaca.

Maéve explicou que a ampliação das unidades representa um ganho expressivo na capacidade de atendimento da rede.

“Só nessas 15 creches, sem contar uma sala de coordenação ou uma sala que esteja faltando lá de AEE, só sala de aula mesmo, real, são 54 novas salas de aula. Cinquenta e quatro novas salas de aula é quase como se fosse nove creches novas de seis salas. Então, a gente já está ampliando, já está cumprindo com essa nossa meta de ampliação da matrícula da educação infantil”.

Além das creches, a secretária informou que diversas unidades escolares tiveram ordens de serviço emitidas ou processos licitatórios iniciados durante a programação do aniversário do município.

“Foi lançada a ordem de serviço da Escola Maria Franca Pires, que é outra escola também que estava bem caótica e a gente vai conseguir agora, já vai começar a reforma. A Escola Família Unida, lá em Maniçoba… o prefeito deu ordem de serviço também. A reforma da quadra do CAIC; a licitação da Helena Celestino. Soltou a licitação da creche Juazeirinho NH-1, lá em Maniçoba. Soltou a licitação da Gentil Damásio, lá no Alto da Aliança. E soltou a licitação também da Herbert Moses, lá no Junco”, pontuou a secretária.

A gestora também destacou a entrega de equipamentos esportivos já concluídos e afirmou que novas intervenções continuarão sendo executadas na rede municipal.

“Amanhã o prefeito vai entregar a quadra da Anália, que já está reformada; Vai entregar também a quadra da Aydê Fonseca. Então, essas são as ações da Secretaria de presente para o aniversário da cidade”, conclui.

 

RedeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2026. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.