RedeGN - Imprimir Matéria

Gonzaga Patriota participa de reunião da Associação dos Remanescentes do Projeto Pontal

21 de Nov / 2011 às 18h40 | Política

Na manhã deste domingo (20) o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, participou da reunião na Associação dos Remanescentes do Projeto Pontal, no Sítio Riacho. O encontro teve como objetivo discutir o andamento do processo de desapropriação das terras pela Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco, CODEVASF, responsável pela implantação do Projeto Pontal de Irrigação. O Projeto Pontal localizado em Petrolina, Pernambuco, na região do semi-árido do Estado, envolve um perímetro de 33.526 hectares, dos quais 7.717 serão destinados à irrigação (3.588 etapa sul e 4.129 etapa norte), com captação de 7,8 m³/s de água no rio São Francisco e grande potencial para a fruticultura. O restante da área será destinado a atividades de sequeiro e reserva legal.

O deputado federal Gonzaga Patriota, preocupado com a situação dos agricultores do Sítio do Riacho, entrará em contato com Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, para que sejam distribuídas as terras para todos os ex-proprietários e seus herdeiros. O parlamentar entende a importância da Parceria Público Privada (PPP), porém de acordo com ele não é correto privilegiar essas parcerias sem antes apoiar os pequenos agricultores.

Segundo o presidente da Associação dos Remanescentes do Projeto Pontal, Zé Pedro, as terras do Pontal estão prontas, com rede elétrica e água, faltando apenas  entregá-las. Ele ressaltou que ficará no aguardo, mas caso haja demora na entrega, os agricultores ocuparão as terras. O líder da Bancada do Nordeste, Gonzaga Patriota, comentou também a importância do projeto do Canal do Sertão. “É necessário que o Ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, agilize esse projeto que levará água da barragem de Sobradinho até Salgueiro, em Pernambuco, além de atingir dois municípios baianos: Casa Nova e Santana”, disse.

De acordo com o parlamentar o Canal do Sertão, além de contribuir para o desenvolvimento de projetos de irrigação, ajudará no incremento do maior abatedouro do Brasil, que será localizado em Salgueiro, e de onde serão exportadas, diariamente, cerca de 5 mil toneladas de carne de ovino, caprino, bovino e suíno. O transporte será realizado de trem para os Portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém no Ceará. Gonzaga Patriota finalizou este domingo (20) participando do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird. O evento aconteceu no Sest/Senat,em Petrolina, com a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, entre várias autoridades locais.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.