RedeGN - Imprimir Matéria

Prefeitura de Petrolina investe em programa de educação em saúde para qualificar Agentes Comunitários de Saúde

16 de Nov / 2011 às 16h10 | Variadas

Preocupada em capacitar cada vez mais os profissionais que atuam na rede de saúde do município de Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem investindo em encontros pedagógicos com o intuito de estimular a garantir o processo de educação permanente  em saúde das Equipes de Saúde da Família (ESF), em especial aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Na última sexta-feira (11), a SMS realizou mais uma reunião, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, educador físico, psicólogo, nutricionista, assistentes sociais e farmacêuticos, que irão desenvolver o programa QualificACS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O programa QualificACS trata-se de uma estratégia formativa, voltada a provocar e facilitar o processo de trabalho das ESF e, principalmente, dos ACS, no desenvolvimento de troca de experiências e práticas de cuidado junto a populações dos territórios assistidos. “Essa é uma atividade que está envolvendo cerca de 35 profissionais e estamos contanto com o apoio de professores orientadores da Universidade de Pernambuco e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, que ajudam nesse processo de formação dos profissionais, juntamente com a Escola do Servidor”, afirmou o Coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Júnior.

Durante as reuniões que acontecem semanalmente, durante o mês de novembro, estão sendo abordados assuntos como o processo de trabalho do ACS, práticas educativas no campo da saúde coletiva, caminhos pedagógicos para o desenvolvimento de atividades educativas, como esclareceu Silvoney Júnior.  “Estamos trabalhando com estratégias de saúde da criança, da mulher, do idoso, saúde mental, educação população em saúde e participação comunitária nessas ações. Estamos abordando temas importantes e que devem ser mais debatidos e trabalhados com as nossas Equipes de Saúde da Família e repassadas para os nossos Agentes Comunitários de Saúde”, destacou.

A Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, lembrou que a ação faz parte do trabalho desenvolvido pela SMS, onde está incluída a reestruturação da Atenção Básica à Saúde. “Estamos investindo cada vez mais na saúde, nas estruturas física das UBS, com a implantação das AMEs, bem como na qualificação de nossos profissionais para que possamos trabalhar fortemente com a promoção a saúde e prevenção às doenças. São encontros que proporcionam a troca de experiências, reflexão e debate das ações de saúde que são desenvolvidas", frisou Lúcia Giesta.

Taisa Alencar/Secom PMP

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.