RedeGN - Imprimir Matéria

A educação é essencial para o desenvolvimento do Brasil

13 de Nov / 2011 às 20h00 | Política

A educação é um dos fatores que contribuem para a manutenção e incremento do desenvolvimento do país. Sabe-se que uma das poucas formas (ou a única) de crescimento real do cidadão é através da educação. É por meio dela que a sociedade amplia conhecimentos e filtra com mais clarezas as informações recebidas.

A Educação, entendida como um serviço ou tarefa social, ganha conotações de transmissão de saberes, fórmulas, padrões de escrita e técnicas. O cidadão que tem acesso ao conhecimento possui mais oportunidades e ferramentas para disputas sociais. Indivíduos educados conhecem seus direitos, deveres, valores, se empregam e geram riquezas para a coletividade; para o país.

Os governos precisam encarar como prioridade as verdadeiras necessidades educacionais de sua nação. É preciso melhorar a qualidade humana dos alunos, além de implantar um sistema educacional que prepare o ser humano para a vida, pois a inteligência precisa ser constantemente aprimorada. É imprescindível que existam mais investimentos em políticas públicas voltadas para a educação; valorização dos professores, investimentos nas instalações físicas das escolas, entre outros.

É dever do Estado fornecer educação para todo e qualquer cidadão; e isto inclui os idosos. Quantos padecem pela ausência da oportunidade dos estudos, por consequência da falta de investimentos do governo nesse setor? Trata-se de pessoas que se dedicaram a vida inteira ao trabalho árduo, mas que nunca tiveram a chance de investir em sua própria educação, por falta de condições financeiras, em contraste com a ausência de escolas públicas decentes em suas regiões. Há áreas no país que, para assistir uma aula, o aluno precisa caminhar léguas para chegar à escola; Estes são admiráveis pela sua persistência e merecem uma maior valorização pelos seus esforços.

Enfim, a educação é essencial para a melhoria pessoal, da comunidade, do país e da sociedade como um todo. Afinal de contas, como nos disse Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

Gonzaga Patriota, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política. Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil.

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.