(2)(1).jpg)
"Falta fiscalização e Punição. Todos os dias tem pessoas jogando lixo nas margens do Rio São Francisco". "Precisa de lixeira no bairro Angari". "Lá na Marinha os banhistas jogam todo o lixo, copo plástico e garrafa, tudo dentro do Velho Chico"." É crime ambiental. Um absurdo"
Dezenas de internautas repercutiram a reportagem da REDEGN, abrindo o debate sobre a poluição ambiental causado pelo uso do plástico, em forma de garrafas, sacos ou tampas, tornando um dos principais depredadores do Rio São Francisco.
Quem tem o privilégio de cruzar a Ponte Presidente Dutra, entre as cidades de Petrolina (em Pernambuco) e Juazeiro (na Bahia) e admirar a beleza do Rio São Francisco, nem imagina o quanto o Velho Chico resiste a inúmeras formas de agressões causada pelo descarte de lixo.
Especialistas em meio ambiente analisam que o lixo plástico chega ao rio por meio de diversos vetores, incluindo o lançamento direto de resíduos em áreas urbanas. A poluição plástica afeta a vida aquática, contamina a água e o solo, e pode causar danos à saúde humana. Além disso, o acúmulo de plástico pode obstruir o leito do rio, dificultando a navegação e o abastecimento de água.
Em agosto de 2022, a REDEGN destacou que dezenas de voluntários e parceiros se uniram para preservar o rio, que é essencial para a vida, e por isto a ação para desperta a consciência ecológica. Mergulhadores na época retiraram muita sujeira do fundo do rio. O mutirão serviu para despertar a consciência ambiental entre os participantes.
A atividade fez parte da programação do projeto "Menos Lixo, Mais Vida", promovida pela nadadora Alice Rocha em parceria Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). A ação teve a colaboração de pescadores e nadadores e empresas parceiras, do setor privado e público.
A nadadora Alice Rocha, em contato com a REDEGN, revela que ainda este ano será promovido um novo projeto em defesa da limpeza do Rio São Francisco. com a presença de dezenas de voluntários e parceiros vçao se unir para preservar o rio, que é essencial para a vida, e por isto a ação para desperta a consciência ecológica.
LIXO: O ser humano precisa urgentemente rever os seus conceitos. É assustador a quantidade de lixo recolhida de dentro do Rio São Francisco. Muito plástico e garrafas, pneus, um tonel e celulares, que levam metais pesados em componentes e baterias.
Segundo a idealizadora do projeto "Menos Lixo, Mais Vida", a ideia surgiu da necessidade de despertar a colaboração da sociedade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2026. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.