Artistas, técnicos e produtores culturais do Sertão recebem mobilização gratuita

13 de Jul / 2025 às 14h00 | Variadas

O Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), por meio dos Agentes Territoriais de Cultura (ATC), promove uma série de ações de mobilização na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

As atividades, totalmente gratuitas, são voltadas para fazedores de cultura, técnicos, artistas, produtores e demais profissionais da área.

Realizada ao longo do mês de julho, a iniciativa tem como objetivo orientar e capacitar os participantes quanto aos caminhos possíveis para a execução e mobilização de ações culturais no estado. Entre os temas abordados estão a elaboração de projetos, o funcionamento das Leis de Incentivo à Cultura e demais assuntos relevantes para o setor. Alguns municípios também contarão com apresentações culturais de grupos locais atreladas aos eventos.

No Sertão, Petrolina recebe, na quarta-feira (16), a ação "Territórios que Criam: Formação em Projetos Culturais com Intervenções Poéticas e Populares", no Centro Cultural Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, a partir das 19h. Em Quixabá, o Quilombo Gia, no Sítio Gia, sedia o "Encontro das Comunidades Quilombolas do Pajeú", na sexta-feira (18), das 8h às 13h.

"O propósito do CCPE é orientar e apoiar os fazedores de cultura do estado para ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã. Nessa rodada com os Agentes Territoriais, fortalecemos ainda mais esse entendimento, tendo em vista que eles, a partir de suas regiões, podem nos ajudar no desenvolvimento de ações direcionadas às necessidades do seu povo", destaca Joana D'Arc Ribeiro, coordenadora-geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.

Os Comitês de Cultura são redes formadas por agentes, coletivos e instituições articuladas por organizações da sociedade civil, integrando o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Essas organizações, selecionadas por meio de editais, desenvolvem ações como mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social; e difusão de informações sobre políticas culturais.

Em Pernambuco, o CCPE desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. As ações são conduzidas por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência – AFAV (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife); e a Associação Estação da Cultura (Sertão).

SERVIÇO Mobilização do CCPE com os Agentes Territoriais de Cultura

Quando: A partir de sexta-feira, 11 de julho

Onde: Cidades da RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão

Programação completa: @comitedecultura_pe

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2026. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.