Aumento de deputados. Baianos de todas as legendas votam unidos e a favor

26 de Jun / 2025 às 10h50 | Política

A Câmara e o Senado concluíram nesta quarta-feira (25), em regime de urgência, a votação do projeto de lei que amplia de 513 para 531 o número de deputados e amplia despesas em R$ 64,6 milhões por ano. 

A determinação do STF para que até 30 de junho deste ano a Câmara revisasse o número de parlamentares por estado. Baseado nos dados do Senso, teriam justificado a urgência da votação, mas analistas apontam que a pressa tem mais a ver com interesses políticos do que adequação à lei.

Pela número do Censo atual, sete estados que perderam população teriam redução no número de cadeiras, enquanto outros sete, com crescimento populacional, ganhariam vagas.
Foi ai que entrou o protecionismos de interesses e em vez de diminuir, como prevê a lei, o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos), articulou e propôs ampliar as bancadas das unidades que tiveram aumento populacional, sem diminuir a bancada dos estados que tiveram reduções populacionais.

Por isso, o relator do projeto na Câmara, Damião Feliciano (União-PB), estabeleceu a criação de 18 novas vagas, ampliando o número total de deputados para 531, valendo já para a legislatura que se iniciará em 2027, quando em vez dos atuais 513 deputados, a Câmara passará ater 531.

Os estados beneficiados com novas vagas serão: Pará e Santa Catarina (4); Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte (2); Paraná, Ceará, Goiás e Minas Gerais, com 1 vaga, cada.
Sete estados, incluindo a Bahia, que perderia 2 cadeiras: Alagoas (1), Paraíba (2), Pernambuco (1), Piauí (2), Rio de Janeiro (4) e Rio Grande do Sul (2).

Dos 39 deputados baianos, 34 participaram da votação, com 5 ausências. Entre os presentes, de partidos de situação e oposição, todos votaram a favor.

O deputado Raimundo Costa (Podemos) foi o único a votar não. O Capitão Alden (PL) se absteve.

Entre os senadores baianos dois votos a favor, de Jaques Wagner e Otto Alencar e uma ausência, Angelo Coronel.

Os dois deputados de Petrolina, Fernando Filho (DEM) e Lucas Ramos (PSB) votaram a favor do aumento de parlamentares.

Da redação redeGN/ Fotos Públicas - Lula Marques - Agência Câmara

© Copyright RedeGN. 2009 - 2026. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.