Deputados e senadores tem semana esvaziada por conta do feriado da Semana Santa

15 de Apr / 2025 às 07h30 | Variadas

As atividades no Congresso Nacional terão ritmo mais lento ao longo desta semana devido ao feriado da Semana Santa. Na Câmara dos Deputados, as sessões serão virtuais e os parlamentares poderão registrar presença e votar pelo aplicativo InfoLeg.

No Senado, não há previsão de sessões.

Com o esvaziamento da Casa, as discussões sobre o projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro devem perder força. 

Nos últimos dias, deputados da base governista e da oposição pressionaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tomar uma decisão sobre a tramitação do projeto.

Motta tem buscado diálogo com representantes dos Três Poderes para chegar a uma alternativa de consenso. Na última semana, ele teve reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que tem articulado a proposta com parlamentares e chefes de partidos. 

O presidente da Câmara também tem tentado fazer acenos ao Supremo Tribunal Federal (STF) para aliviar a tensão sobre a anistia. Na última semana, a Casa aprovou a urgência para quatro projetos que criam cargos em órgãos do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No Senado, o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) não convocou sessões no plenário para esta semana. O ritmo de trabalho das comissões temáticas também será reduzido. 

A expectativa é de que, na volta das atividades, Alcolumbre comece a negociar, junto aos líderes do governo, a pauta da sessão que analisará vetos presidenciais, marcada para o dia 27 de maio.

cnn Foto reprodução

© Copyright RedeGN. 2009 - 2025. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.